Connect with us

DESTAQUE

Com meta ao meio: Nampula estende inscrições de crianças de primeira classe em todas as escolas com metas não alcançadas

Publicado há

aos

Com um total de 224.125 crianças (53,7%) da meta de 417.265 estabelecido para matrículas na primeira classe, no ano lectivo escolar 2025 na província de Nampula, o sector de educação prolongou o processo de inscrição em todas as escolas que não atingiram as metas esperadas.

A notícia foi revelada ao Rigor pelo porta-voz da Direcção Provincial de Educação em Nampula, Faruk Carim que esclareceu que a iniciativa visa garantir que nenhuma criança em idade escolar seja excluída do sistema educacional.
“Isto está dá-nos mesmo uma dor de cabeça, em relação às nossas metas. Está a ser feito de tudo para a gente conseguir alcançar a meta, antes mesmo da abertura do ano lectivo. Estamos neste momento a colaborar com as rádios comunitárias, os presidentes dos conselhos de escola e com os líderes religiosos, onde a informação está a difundida nas mesquitas, igrejas e esperamos que com isto venha resultar”, afirmou o porta-voz da Educação na província de Nampula, solicitando que os pais e Encarregados de Educação que ainda não conseguiram matricular suas crianças em idade escolar o façam, sem aguardar o início do ano lectivo.

O apelo do porta-voz se deve, supostamente, ao facto de que os pais e encarregados de educação na província optarem por adiar o processo de matrícula até o último dia. Segundo o sector de educação, essa pode ser a razão pela qual a província não alcançou suas metas, o que prejudicou o alcance das metas até ao momento.

“Os pais deixam as matrículas para última hora, depois começam a surgir enchentes nas Escolas à procura de vagas e descontroladamente. Nós sempre incentivamos que não deixassem as matrículas para o fim do ano, uma vez que as matrículas são gratuitas, a custos zero, mas parece ser um hábito recorrente”. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas