DESTAQUE
Chapa 100 já desbravam a avenida Samora Machel em fase de reconstrução
— Município ameaça multas e apela por calma enquanto espera a entrega
Embora ainda esteja em reconstrução, os transportes semi-colectivos, mais conhecidos por chapa 100, já fazem o uso da Avenida Samora Machel.
Esta via, que se estende por cerca de 2 quilómetros, está actualmente passando pela fase de asfaltagem, no entanto, as melhorias já são evidentes.
Os motoristas ouvidos justificam que a estrada já apresenta boas condições para a circulação, mesmo não estando totalmente finalizada, além de afirmar que estão seguindo o exemplo dos veículos particulares que já circulam na via.
Temendo serem identificados e possivelmente multados, os entrevistados preferiram não gravar entrevistas, mas expressaram elogios à qualidade da obra, mesmo em fase de execução. Eles mencionaram que, apesar de estarem infringindo as regras ao transitar antes da entrega oficial, acham a estrada atractiva e prazerosa para ser percorrida, motivando a situação.
Por outro lado, o Vereador de Manutenção e Obras do Conselho Municipal de Nampula, Mustafa Age Amisse, afirmou não ter conhecimento sobre a circulação de semi colectivos na referida estrada, ressaltando que a autorização para uso da via é apenas para veículos ligeiros, incluindo ambulâncias que se dirigem ao Hospital Central de Nampula.
O vereador fez um apelo para que a estrada não seja utilizada até que esteja completamente finalizada, respeitando as autorizações já concedidas.
“Não tenho informação de que a estrada está sendo usada, mas não é oficial, ninguém está autorizado a passar por essa via. Alguns automobilistas estão permitidos a passar, mas não de carga pesada. A estrada continua em construção, está na fase das testagem dos materiais. Ainda não está autorizada a passagem de um carro oficialmente”, explicou.
Mustafa Age Amisse afirma que, em função da denúncia recebida, será realizado um trabalho para avaliar a situação imediatamente, garantindo a aplicação de multas aos transgressores.
“Se nós encontrarmos alguém a usar a via terá penalização, sim, no incumprimento de alguma regra no uso de algumas vias antes de se fazer a inauguração, porque o material continua lá”, disse.
O vereador responsável pelo Pelouro de Manutenção e Obras do Conselho Autárquico de Nampula solicita compreensão aos motoristas, pois em breve as obras serão entregues à população. Contudo, não foram divulgadas datas específicas.
“Apelamos às pessoas que tenham cautela, esperem um bocado, porque em breve vamos abrir a estrada, assim que terminar vamos abrir para todo Mundo passar com os carros, o tráfego vai fluir como deve ser”.
Lembre-se que as obras de asfaltagem da Avenida Samora Machel têm um custo previsto de 90 milhões de Meticais, provenientes do orçamento do Conselho Municipal de Nampula.
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas