Connect with us

DESTAQUE

CC legitima eleições de 9 de Outubro e Daniel Chapo é proclamado Presidente eleito com 65,17%

Publicado há

aos

O Conselho Constitucional validou e proclamou os resultados das eleições realizadas em 9 de Outubro de 2024, confirmando a vitória de Daniel Chapo, que obteve 65,17% dos votos válidos.

No mesmo acórdão, o Conselho Constitucional informou que os dados da contestação do PODEMOS apresentados ao órgão, que alegadamente pesavam 300 quilos, eram referentes a apenas 59,55%, das mesas gerais em Moçambique e estavam claramente inflacionados em relação aos da CNE.

Recorde-se que a CNE, apresentou como o total de eleitores que participaram das eleições de 9 de Outubro 6.961.225, enquanto, com os 59% dos resultados do apuramento paralelo do Podemos contabilizava 8.244.403 votos.

Da análise realizada pelo CC com os dados apresentados pelo PODEMOS, revelou que Daniel Chapo tinha uma vantagem de 58,57% contra 31% de Venâncio Mondlane.

Isso indica que as informações fornecidas pelo PODEMOS ao CC não eram favoráveis às suas intenções, indicou Lúcia Ribeiro, Presidente do CC durante a validação dos resultados eleitorais. Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas