Connect with us

DESTAQUE

CC enfatiza a relevância dos meios de comunicação na prevenção de conflitos eleitorais

Publicado há

aos

O Conselho Constitucional (CC) afirmou nesta Sexta-feira (14.06) em Nampula a importância dos meios de comunicação nas eleições por terem mecanismos para evitar, resolver e combater conflitos.

Durante o encerramento de um curso sobre assuntos eleitorais que contou com a participação de profissionais da comunicação social da região Norte do País, incluindo a Província central da Zambézia, o Juiz Conselheiro do Conselho Constitucional, Domingos Cintura, destacou que, embora a função do órgão que ele representava fosse validar as eleições em Moçambique, os jornalistas desempenham um papel crucial na mediação do processo eleitoral, sendo responsáveis por prevenir e resolver conflitos através da divulgação de informações responsáveis.

“Os meios de comunicação, os quais são os destinatários desta capacitação, destacam-se como actores fundamentais na prevenção, resolução e combate a conflitos eleitorais”, afirmou o Juiz Conselheiro, incentivando os jornalistas a agirem com imparcialidade na cobertura de todas as etapas eleitorais.

Em meio às acções de prevenção de irregularidades eleitorais nas eleições de 9 de Outubro, o Juiz Domingos Cintura, conselheiro do CC, fez apelos à polícia para actuar de maneira profissional no combate a qualquer tipo de ilegalidade. Ele destacou que a actuação da polícia é associada a diversos delitos durante os períodos eleitorais.

Segundo Domingos Cintura, é considerado ilegal a presença da polícia a menos de 300 metros da mesa de votação, sendo permitido apenas se houver solicitação para se aproximar.

O Tribunal Constitucional de Moçambique, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), promoveu a capacitação para jornalistas que cobrem matérias eleitorais, visando fortalecer a habilidade em relatar as eleições de maneira ética, imparcial e transparente. O evento beneficiou jornalistas e repórteres de diversos órgãos de comunicação da região Norte, visando aprimorar a qualidade da cobertura jornalística eleitoral. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas