DESTAQUE
Autarquias de Nampula unem-se contra a corrupção
Numa altura em que o país enfrenta uma situação alarmante de corrupção em praticamente todos os sectores, inclusive nas autarquias, o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Nampula organizou na última Sexta-feira (14/06) um workshop de orientação para os novos líderes municipais eleitos nas eleições do ano passado sobre medidas de prevenção e combate à corrupção e lavagem de dinheiro.
Durante seminário com a presença dos presidentes de algumas autarquias da província e suas equipas, o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção enfatizou a importância de promover uma gestão pública transparente, destacando a importância da prestação de serviços ao público com ética e conforme a legislação.
Segundo Aristides Maizana, Procurador da República afecto junto do Gabinete Provincial de Combate à Corrupção em Nampula (GPCC-NPL), a capacitação é uma resposta aos esforços de prevenção e combate à corrupção nos conselhos autárquicos, considerando as novas estruturas criadas devido às autarquias do ano passado.
“Esperamos que os órgãos municipais exerçam suas funções com responsabilidade máxima, integridade necessária e garantam que os recursos disponíveis sejam utilizados para concretizar os direitos sociais e fundamentais dos cidadãos. Quando ocorre desvio de recursos públicos para interesses privados, quem sofre são os cidadãos que não veem seus direitos sendo cumpridos. Por isso, se destinamos dinheiro para a construção de um hospital ou maternidade, e estas verbas são desviadas para interesses pessoais, a sociedade é prejudicada e seus direitos não são concretizados”, afirmou o Procurador Aristides Maizana.
Luís Giquira, Presidente do Conselho Autárquico de Nampula, ressaltou a importância de capacitar os órgãos autárquicos em assuntos relacionados ao combate à corrupção, visando aprimorar a prestação de serviços à população local.
“Penso que após essa experiência, estaremos mais preparados para dirigir nossa cidade eficientemente. Estamos adquirindo novos conhecimentos, uma vez que vimos do sector privado. As directrizes do sector privado são diferentes das do sector público. Estamos dando prioridade à formação de nossa equipa, utilizando todos os recursos legais disponíveis para obter as informações necessárias e capacitar nossos funcionários. Essa é a nossa estratégia para avançar”, enfatizou Giquira.
“Nestes primeiros três meses sob nossa administração, estamos dedicando tempo à capacitação de nossos fiscais e vereadores. Além disso, convidamos o Ministério Público para partilhar connosco os princípios éticos e a filosofia de trabalho. Nosso foco é investir em treinamentos para nos fortalecer e adquirir mais conhecimento, a fim de servir melhor os munícipes.” Redacção
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas