Connect with us

SOCIEDADE

Baleia encalhada é incinerada em Moma para protecção do meio ambiente

Publicado há

aos

Finalmente, visando prevenir a poluição marinha e proteger a saúde pública, uma equipe multissectorial constituída por todos os profissionais que trabalham na área marinha no distrito de Moma, realizou na noite de ontem às 18 horas (30.07.2024) a incineração da baleia gigante que estava encalhada desde semana passada numa das principais praias de Moma, causando um odor desagradável.

Conforme ficamos a saber, na incineração para além do Governo, participaram igualmente actores do sector privado, sociedade civil e Organizações Não Governamentais. A baleia incinerada media 10,5 metros de comprimento, três metros de largura, com um peso estimado de aproximadamente 3 toneladas.

Lembre-se que a baleia foi morta por indivíduo desconhecidos, sendo avistada próximo de Moma pela primeira vez no passado dia 21 de Julho passado, com uma parte de sua carne sendo retirada para ser consumida pela comunidade local.

Recorde-se numa entrevista recente o ambientalista, Abu Júnior, que trabalha junto da Associação Nacional de Extensão Rural (AENA) disse que as causas da morte da baleia poderiam estar relacionadas às mudanças climáticas, à mineração realizada na costa de Nampula nos últimos 10 anos, causando distúrbios nos acessos e nos navios que transportam os mineiros, além da pesquisa de petróleo em andamento na bacia de Angoche.

“Em termos de causas das mortes podemos associar as alterações de mudanças climáticas, a mineração que tem decorrido nos últimos 10 anos na costa de Nampula, através distúrbios das suas vias de acessos, através dos navios, que transportam os mineiros, outro factor pode ser mesmo da pesquisa que está decorrendo na bacia de Angoche”. Raufa Faizal

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas