Connect with us

SOCIEDADE

Autoridades de Nampula aumentam esforços para capturar os responsáveis do ataque a médicos sem fronteiras e centro de Tratamento de cólera

Publicado há

aos

As autoridades policiais em Nampula anunciaram nesta Segunda-feira (02.12.2024) que estão ampliando suas acções de investigação para identificar e prender os responsáveis pela destruição da residência dos médicos sem fronteiras e do centro de tratamento da cólera no distrito de Mogovolas.

Além dessas destruições, os indivíduos em causa teriam “roubado pacientes” da cólera do CTC de Nametil e levá-los para as suas casas ou outros estabelecimentos de saúde do distrito, o que tem contribuído para a disseminação da doença.

A porta-voz da Polícia em Nampula relatou que o incêndio na residência dos médicos da ONG Médicos Sem Fronteiras, assim como no Centro de Tratamento de Cólera em Mogovolas, foi causado por explosivos caseiros. Além desses danos, os indivíduos também danificaram veículos e motocicletas, além de roubar diversos aparelhos electrónicos e celulares dos médicos sem fronteira, alegando que eles estariam disseminando a doença.

O incidente aconteceu aproximadamente às 17 horas do dia 28 de Novembro, no bairro Mucocono, localizado no distrito de Mogovolas.

“O que a polícia está fazer, é a partir das nossas fontes naquele distrito existem diligências, que decorrem, para a neutralização destes indivíduos que cometeram esse caso criminal”.

A polícia da República de Moçambique reprova essa conduta, pois a considera um comportamento inadequado, e acredita que isso se deve à falta de informações claras por parte da população daquele distrito sobre as verdadeiras causas da disseminação da cólera.

“Reprovamos essa postura, pois os médicos não são os responsáveis pela disseminação da doença, tornando essa atitude inaceitável. É fundamental que as pessoas busquem informações sobre as maneiras de contágio da cólera; esse é nosso apelo”. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas