Connect with us

SOCIEDADE

38 presos em manifestações violentas em Nampula

Publicado há

aos

Em seu relatório semanal, a Polícia da República de Moçambique, em Nampula, também confirma a prisão de 38 indivíduos vinculados ao Partido PODEMOS, que apoia Venâncio Mondlane, por actos de vandalismo contra propriedades públicas na província de Nampula. As referidas manifestações tiveram lugar entre os dias 27 e 29.

Conforme mencionado pela porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Chauque, as detenções foram realizadas em diversos distritos da província de Nampula, com ênfase no Posto Administrativo de Namialo em Meconta, além de Larde, Malema e na própria cidade de Nampula.

Entre as responsabilidades estão as exigências indevidas nas estradas, culminaram com cobranças aos automobilistas, o incêndio nas sedes do partido Frelimo em Natikire e Teacane, na cidade de Nampula, além da colocação de obstáculos em uma ferrovia que resultou no descarrilamento de um comboio de carga, entre outros delitos associados às manifestações.

“Como resultado dessas acções, a Polícia rapidamente se deslocou aos locais afectados, dispersando a multidão com o objectivo de restaurar a ordem pública. Isso resultou em cinco feridos graves, incluindo um membro da PRM que ficou ferido em decorrência dos acontecimentos”.

Apesar de que as recentes manifestações, que se estenderam por três dias, resultaram na morte de pelo menos três pessoas, a polícia afirma não ter conhecimento dessas fatalidades. Por outro lado, o Hospital Central de Nampula confirmou apenas uma morte, mas não soube afirmar se foi causada pelos disparos da polícia, embora tenha informado que o aumento de pacientes ocorreu no momento mais intenso das manifestações. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas