SOCIEDADE
Aumenta a preocupação na zona de Waresta e Viera com acidentes de viação

Os Munícipes da zona do Mercado do Waresta e Viera, na cidade de Nampula, estão cada vez mais alarmados com o aumento contínuo de acidentes de viação, na estrada que liga o mercado de Waresta à EPC de Mutimacanha.
De acordo com informações dos moradores, a alta velocidade em uma via bastante danificada, embora haja uma ponte em funcionamento, é citada como uma das razões para o aumento de acidentes. Os entrevistados mencionaram que os motos taxistas são os principais responsáveis por esses incidentes, já que costumam a conduzir em alta velocidade, mesmo em uma estrada estreita.
Como foi observado pela nossa equipe de reportagem, as motorizadas competem pelo mesmo espaço limitado da via com os peões, o que tem resultado em situações fatais.
“Nesta rua acontecem muitos acidentes, presenciei vários. Motorizadas estragam-se de qualquer maneira, atropelam os nossos filhos, porque a estrada está muito estragada. A estrada é pequena e é muito circulada, quando os taxistas vêm de posição oposta, a tendência é ter lugar, mas quando o outro não cede, um cai na cova”, conta Felita João, uma das moradoras do bairro.
Piedade Henriques, um ancião de 70 anos, expressa a sua preocupação em relação ao comportamento dos jovens motociclistas. Ele observa que, devido à falta de responsabilidade da maior parte deles, muitas crianças se envolvem em acidentes todos os dias, quando vão e saem da escola.
“A maioria do tempo eu passo na minha machamba, mas das vezes que estou aqui vejo acidentes e é preocupante. É preocupante ver jovens conduzindo de qualquer maneira, eles não controlam a velocidade, não conseguem ver as covas que existem nesta estrada e por consequência acabam acidentando.”
West Fernando, que mora no bairro há bastante tempo, diz que a situação é caótica.
“Sou morador deste bairro. Na verdade, vários acidentes acontecem aqui. A quem cai por estar embriagado, mas devido ao péssimo estado da estrada, porque a estrada não está boa, assim como vês, a estrada não está em boa condições, sendo complicado para algumas pessoas que dependem da via, principalmente os taxistas”, aponta West Fernando, utente da via.
Este entrevistado pediu a acção das autoridades competentes para resolver o problema dos acidentes de viação, por meio da reestruturação da estrada.
Os entrevistados opinam que, caso as autoridades locais trabalhem na reabilitação da estrada que liga o mercado de Waresta à EPC de Mutimacanha, implementem lombas para diminuir a velocidade, pode haver uma melhoria significativa na situação.
“Acidentes sempre vão acontecer, mas pelo menos pode evitar-se. Seria bom que renovassem a estrada para a estrada estar segura, como construir-se lombas e fechar se algumas covas”, concluiu West Fernando. Vânia Jacinto
-
CULTURA5 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE8 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO6 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO7 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO8 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
SOCIEDADE2 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO7 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE1 mês atrás
Rádio Encontro reabre as suas portas, mas com novas regras que inclui uma potencia reduzida