Connect with us

SOCIEDADE

Época chuvosa 2024/2025: CVM poderá apoiar mais de 3 mil famílias com materiais de construção e de higiene

Publicado há

aos

A Cruz Vermelha de Moçambique, na província de Nampula, poderá assistir pouco mais de três mil famílias durante a época chuvosa 2024/2025, fornecendo materiais de construção e produtos de higiene para auxiliar na prevenção de doenças diarreicas.

O Secretário Provincial da Cruz Vermelha de Moçambique em Nampula, José Campira, que divulgou a informação ao Rigor, indicou que a quantidade de pessoas a serem atendidas foi calculada com base no estoque disponível. Contudo, ele ressalta que esse número pode aumentar, considerando as necessidades e a possibilidade de obter mais recursos de outras delegações da Cruz Vermelha de Moçambique.

“Numa primeira fase, segundo o que está disponível, podemos assistir uma média de três mil famílias. Então vai depender da evolução da situação, então se houver necessidade nessa altura podemos solicitar, portanto, o reforço, a partir de outras delegações provinciais segundo o alinhamento da nossa sede em Maputo.”

O Secretário da Cruz Vermelha de Moçambique, afirma que a instituição que dirige está activa ao nível dos distritos, promovendo diversas iniciativas de consciencialização para que as comunidades localizadas em áreas susceptíveis a cheias e alagamentos se movimentarem para regiões tidas como seguras.

De acordo com informações obtidas, a Cruz Vermelha de Moçambique se concentra principalmente nos distritos banhados pelo Oceano Índico, vistos como mais susceptíveis a desastres naturais, nomeadamente Ilha de Moçambique, Nacala-Porto, Nacala-a-Velha, Memba, Mossuril, Angoche, Moma, Larde, Mogincual e Liúpo.

“Neste momento, estamos a fazer actualização do Plano de contingência, não só, também estamos a activar os nossos voluntários nos distritos propensos de modo que eles estejam em prontidão para dar resposta em caso de alguma emergência ou algum surto. Também estamos a fazer actualização do nosso estoque de bens. Como é sabido, a Cruz Vermelha de Moçambique, tem um armazém regional, aqui na cidade de Nampula e temos lá alguns bens de socorro, então anualmente fazemos actualização, quê é para garantir que haja resposta eficaz em caso de necessidade,” disse acrescentado que a Cruz Vermelha está em prontidão para qualquer tipo de surto, destacando também as doenças diarreicas.

“Em relação às doenças diarreicas, como eu disse, os nossos voluntários sempre estão em prontidão, porque os voluntários estão nas comunidades, então essa é a nossa estratégia de trabalho. Nós selecionamos voluntários, a partir das próprias comunidades, depois da capacitação eles fazem as actividades nas suas comunidades, havendo necessidade de se fazer menção a resposta, então os nossos voluntários estão sempre disponíveis.” Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas