DESTAQUE
Antigo director de serviço de infra-estrutura e chefe APIE detidos por corrupção na alienação irregular de bens do Estado.
![](https://jornalrigor.co.mz/wp-content/uploads/2024/12/predios-antigos-ot0z4kot5zf40zyzy5jjlae5jqbeybc6aeh7pz8yo8.jpg)
O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção de Nampula, divulgou a detenção de quatro indivíduos, que incluem o antigo director do Serviço Provincial de Infra-estruturas e o Chefe do Posto Provincial da APIE, ambos de Nampula, implicados em práticas de alienação irregular de bens imóveis do Estado a indivíduos privados.
Segundo um comunicado do GPCC de Nampula, os factos ocorreram entre os anos de 2022 e 2024, e foram identificados diversos actos que violaram os procedimentos administrativos no processo de alienação de imóveis do Estado. Constatou-se que o então Chefe do Posto Provincial da APIE-Nampula celebrou oito contratos de arrendamento de imóveis do Estado, localizados nas cidades de Nampula, Nacala-Porto e no distrito de Angoche em desrespeito às normas aplicáveis e não dotados.
“Posteriormente, o então Director do Serviço Provincial de infra-Estruturas de Nampula [Gil de Carvalho], que acumulava as funções de Chefe da Comissão de Avaliação e Alienação de imóveis de Habitação do Estado, autorizou a alienação dos imóveis em desconformidade com o prazo legal para reclamação pelos interessados e em um imóvel houve avaliação a posterior a autorização”, refere o GPCC no seu comunicado, que não adianta nome.
O comunicado refere ainda que alguns dos imóveis foram adjudicados a familiares do Director do Serviço Provincial de infra-estruturas de Nampula (cunhado, filho e esposa), configurando conflito de interesses. (Em actualização Redacção)
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas