Connect with us

SOCIEDADE

AENA exige investigação para desvendar o mistério das mortes de baleias em Moma

Publicado há

aos

Na sequência de mortes recorrentes de baleias ao longo da costa de Moma, em Nampula, a Associação Nacional de Extensão Rural (AENA) em Nampula exige que as autoridades responsáveis pela Administração Nacional das Áreas de Conservação, através da APAIPS conduzam uma investigação para identificar as causas por trás dessas perdas.

Segundo o activista ambiental Abu Júnior, que actua como gestor de ambiente e recursos naturais na Associação Nacional de Extensão Rural, a sua organização tem observado com frequência a ocorrência de mortes de baleias na região de Moma ao longo da última década, gerando grande preocupação para a organização.

A AENA que é membro do Fórum das Organizações da Sociedade Civil para a Área Marinha e Costeira (FOSCAMC) reconhece a relevância das baleias para o ecossistema marinho e para o armazenamento de carbono. Por isso, segundo a organização é necessário um esforço conjunto das autoridades da Administração Nacional das Áreas de Conservação , através da Administração de área Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS) não apenas para investigar as causas das mortalidades das baleias em Moma, mas também para monitorar a implementação de Planos de Gestão Ambiental pelas empresas de mineração que actuam na região.

Abu Júnior acredita que a ANAC, entre outras instituições governamentais, desempenha um papel crucial na fiscalização dos Planos de Gestão Ambiental das empresas de mineração. Ele argumenta que a eliminação de baleias não é benéfica para a ecologia marinha.

“Penso que as instituições de governo têm um papel fundamental sobretudo a APAIPS na monitoria dos PGA das empresas mineiras”.

Ao ser questionado sobre as razões por trás das mortes mencionadas, Abu Júnior afirmou que as causas poderiam estar relacionadas às mudanças climáticas, à mineração realizada na costa de Nampula nos últimos 10 anos, causando distúrbios nos acessos e nos navios que transportam os mineiros, além da pesquisa de petróleo em andamento na bacia de Angoche.

ʺEm termos de causas das mortes podemos associar as alterações de mudanças climáticas, a mineração que tem decorrido nos últimos 10 anos na costa de Nampula, através distúrbios das suas vias de acessos, através dos navios, que transportam os mineiros, outro factor pode ser mesmo da pesquisa que está decorrendo na bacia de Angoche”.

Com o intuito de debater este e demais assuntos, o gestor de ambiente e recursos naturais na Associação Nacional de Extensão Rural, informou que a sua organização planeia para Agosto próximo uma reunião com a Ministra das Pescas. “Nós vamos ter um encontro com a Ministra do Mar, Águas, Interiores e Pescas, em Agosto, vamos levantar essa preocupação e relacionarmos as mortes com a mineração e outros factores”, concluiu. Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas