Connect with us

DESTAQUE

21 acidentes de viação e 5 agressões marcam a transição de 2024 para 2025 no Hospital Central de Nampula

Publicado há

aos

Nas últimas 24 horas de transição do ano de 2024 para 2025, o Hospital Central de Nampula diz ter atendido 239 doentes de emergência com diferentes queixas de enfermidades, dos quais 21 causados por acidentes de viação e cinco por agressões físicas.

Apesar desses números, a administração do hospital considerou que a passagem de ano foi relativamente tranquila, especialmente quando comparada aos dados do período de transição de 2023 para 2024, que incluiu 41 acidentes de viação e 14 casos de violência.

O director do Departamento de Medicina do Hospital Central de Nampula, Marcelo Banquimane, destacou que a movimentação no hospital aumentou a partir da meia-noite de 1º de Janeiro de 2025. Ele também informou que, dos pacientes atendidos por acidentes, 17 eram adultos e 4 crianças. Em relação às agressões, a maioria dos casos ocorreu com adultos.

O médico também observou que não houve registos de ferimentos causados por materiais pirotécnicos e que, em geral, não houve óbitos entre os atendidos.

“Provavelmente, devido à proibição recomendada pelo governo, não registamos nenhum caso de ferimentos relacionados aos objectos pirotécnicos”, disse realçando a maioria dos pacientes atendidos já teve alta, e apenas dois casos de acidentes de viação necessitaram de internamento cirúrgica, indicando uma passagem de ano mais tranquila se comparada ao ano anterior”, afirmou Banquimane.

Ele ainda ressaltou a continuidade da escassez de sangue no Hospital Central de Nampula, que conta com apenas seis unidades disponíveis.
“Estas unidades são muito poucas para um Hospital Central como este, o nosso apelo é de continuarmos a reforçar que as pessoas venham ao hospital para fazer a doação, porque é a única saída que temos” concluiu o director da Medicina. Celso Alfredo

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas