POLÍTICA
Tio Salimo aposta no agro-negócio para Meconta
O Candidato da Frelimo para o cargo de Governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, conhecido como Tio Salimo, afirmou que, se seu partido e Daniel Chapo forem vitoriosos nas eleições, de 9 de Outubro próximo, irá estabelecer medidas para fortalecer o agro-negócio no distrito de Meconta. De acordo com Salimo, as suas iniciativas poderão incluir o suporte a jovens e mulheres na fundação de Empresas voltadas para o processamento da Castanha de Caju, uma das culturas mais relevantes da região, visando potencializar os ganhos dessa actividade.
Salimo acredita que a castanha actualmente vendida por jovens e mulheres ao longo da Estrada Nacional número 8, que atravessa o distrito, pode se tornar mais lucrativa. Isso poderia ser alcançado se os jovens se unissem e desenvolvessem estratégias para processá-las e vendê-las no mercado, superando a forma actual de comercialização, feita em tigelas e sem transformação.
Salimo afirmou que, se o Partido Frelimo e Daniel Chapo conquistarem as eleições, seu Governo estabelecerá um Banco de Desenvolvimento com o objectivo de fortalecer essa actividade entre os jovens e mulheres do distrito de Meconta.
“Há uma coisa para Meconta, traremos um Banco. Vamos receber um Banco de Desenvolvimento, isso quer dizer que o povo pode apresentar seus projectos, com esse Banco. Sabemos que temos mães e jovens, e a melhor castanha assada de Moçambique está em Meconta, o objectivo deste banco é para podermos transformar o agro-negócio, saber como empacotar aquela castanha para depois vender nas grandes cidades, logo as mamãs e jovens já terão emprego.
Para além das actividades do agro-negócio, Salimo se comprometeu erguer a estrada que liga a sede do distrito de Meconta ao Posto Administrativo de Corrane, além de aprimorar as condições das Escolas e Hospitais do distrito.
“Uma das grandes promessas que a FRELIMO tem é a estrada de Corrane. No próximo ciclo vai começar a reabilitação da estrada para permitir o fácil acesso. Vamos melhorar o Hospital de Meconta. Ouvimos que as obras do Hospital de Namialo estão paradas, vamos retomar imediatamente no próximo ano, para isso precisamos de votar e votar bem. Votar na Frelimo.” Losângela Mussa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas