Connect with us

DESTAQUE

Servidores públicos demonstram desinteresse na luta contra a corrupção em Nampula

Publicado há

aos

O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção (GPCC) em Nampula manifesta inquietação pela ausência de denúncias de corrupção feitas por servidores públicos contra pessoas comuns, revelando a falta de empenho dos funcionários públicos na luta contra esse tipo de crime.
Segundo o porta-voz do GPCC em Nampula, Arestides Maezana, a maioria dos casos em investigação, bem como os já encerrados, foram denunciados por cidadãos e tantos outros, resultaram do trabalho operacional das equipes do Gabinete de Combate à corrupção.
“Olhando pela característica da corrupção às vezes tem sido o cidadão que dá ou promete dar estes subornos, e da parte do servidor público, devia ter muita responsabilidade, sob ponto de vista de até educar o cidadão para não praticar estes actos, mas é infelizmente o próprio servidor público que solicita às tais vantagens para praticar um acto que não se enquadra no exercício das funções deste mesmo servidor público”, disse o porta-voz manifestando preocupação com o facto.
“Por tanto gostávamos de ter experiências de um servidor público, que denuncia contra um cidadão que lhe promete dar, ou dá um certo valor para que ele pratique um determinado acto, por tanto isto não ocorre”.
Para ressaltar a relevância de combater a corrupção, os servidores públicos em Nampula realizaram uma actividade de consciencialização no último dia 11 de Julho, em comemoração ao dia africano de combate à corrupção. Essa acção visava alertar sobre a importância de denunciar práticas ilícitas, considerada fundamental para acabar com a corrupção.
Arestides Maezana afirma que a maior preocupação de sua organização é o facto de os servidores públicos possuírem ciência da importância de combater a corrupção, porém agirem de forma contrária aos princípios da gestão pública.
“Eles têm conhecimento sobre a corrupção, mas desviam aquilo que é a sua ética, aquilo que é o seu comportamento, aquilo que é a sua honra, abusando aos poderes que a lei lhes confere”.
O porta-voz convoca os servidores públicos a denunciarem a condutas corruptas.
Por seu turno, Arestides Maezana encoraja os cidadãos de Nampula a manterem a prática de denunciar casos de corrupção, assegurando que a sua instituição continuará a proteger qualquer cidadão que optar por fazê-lo. “Nós encorajamos aos cidadãos para que não se sintam intimidados, de tal forma que o Gabinete, tudo fará para proteger os denunciantes no quadro legal instituído, então não se sintam de facto intimidados denunciem casos de corrupção de tenham conhecimento, para o gabinete fazer seu respectivo trabalho”. Losangela Mussa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas