ELEIÇÕES GERAIS 2024
Religiões em Moçambique aumentam oração pela paz em meio à violência
A Conferência Episcopal de Moçambique e o Conselho Islâmico de Moçambique anunciaram nesta Terça-feira (19.11.2024), a intensificação das suas orações pela paz em Moçambique, devido à escalada de violência que o país vem enfrentando desde 21 de Outubro do ano passado.
Tanto a Conferência Episcopal de Moçambique, instituição vinculada à igreja católica, quanto o Conselho Islâmico de Moçambique concordam que qualquer tipo de contestação, independentemente de sua relevância, não deve comprometer a paz e a liberdade dos moçambicanos, motivo pelo qual manifestam sua preocupação. As preces realizadas por estas duas instituições religiosas pretendem acabar com a violência.
Por exemplo, segundo o Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, que também é Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, no próximo Domingo, na Solenidade de Cristo Rei, os membros da Igreja Católica em todo o país se unirão em preces pela paz.
Segundo o arcebispo de Nampula, a iniciativa, apoiada pela Conferência Episcopal de Moçambique, representa um chamado à esperança em um período de incertezas.
Dom Inácio Saúre fez um apelo à necessidade de paz, especialmente aos jovens, que têm se destacado em protestos e na luta por transformações sociais.
“Em comunhão com toda a igreja de Moçambique, a Conferência Episcopal de Moçambique, decidiu que na celebração do Cristo rei em Moçambique em todas as arquidioceses de Moçambique, todas as comunidades católicas de Moçambique, rezemos pela paz. Cristo é o príncipe da paz, nós queremos rezar, na celeridade, que Cristo é o rei do universo, nós queremos rezar pela paz em Moçambique. A mensagem que deixamos é de esperança de facto que eles que esperam no senhor caminham sem cansar e nós não podemos nus cansar e não podemos nos cansar de trilhar na procura de paz e bem para o nosso país”, declarou Dom Inácio Saúre explicando que na Arquidiocese de Nampula, os jovens vão se reunir no Santuário Maria Mãe do Redentor, em Meconta, onde irão interceder por Moçambique no âmbito das festividades da 39ª Jornada Mundial da Juventude, evento que este ano se realiza sob o lema é “Aqueles que esperam no Senhor, caminham sem se cansar”.
Em contrapartida, o Conselho Islâmico de Moçambique, em Nampula, afirma que também intensificou suas preses para pedir a Allah a resolução dos conflitos em curso no país.
Sheik Abdul Magid António, delegado do Conselho Islâmico de Nampula, enfatiza a importância de os muçulmanos, orarem, pois a oração possui uma virtude que permite a realização de coisas difíceis.
“O Conselho Islâmico tem passado mensagem de sensibilização nas mesquitas, nas comunidades, para preservação da própria paz, isso tem sido por via de palestras, capacitações aos líderes religiosos, isso como forma de mantermos a paz quando estivermos nestes momentos de convulsão entre nós Moçambicanos. O conselho islâmico de Moçambique tem instado as partes envolvidas, a pautar pelo diálogo e é o que nós temos feito individualmente, cada muçulmano, deve fazer orações, intensificar a prática do bem, levantarmos as mãos, pedirmos ao nosso criador, são essas acções que temos feito, no sentido de preservarmos a própria paz”
Sheik Abdul Magid também afirma que é crucial que os moçambicanos, tanto individualmente quanto colectivamente, imploram a Deus, não apenas pelo término dos conflitos, através da reconciliação e do diálogo, mas também pelo perdão pelos pecados. Segundo o Conselho Islâmico, a origem da actual situação em Moçambique está ligada aos pecados humanos. Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas