POLÍTICA
Presidente Chapo reafirma em Nova Iorque compromisso de Moçambique com igualdade de género

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, reafirmou hoje (23), em Nova Iorque, o “compromisso inabalável de Moçambique com o empoderamento das mulheres”, durante a Reunião de Alto Nível que marcou os 30 anos da IV Conferência Mundial sobre a Mulher e da adopção da Declaração e Plataforma de Acção de Beijing.
Na sua intervenção, o Chefe do Estado sublinhou que Moçambique tem como prioridades garantir às mulheres “liberdade da pobreza, através do acesso aos recursos produtivos e oportunidades económicas”, e assegurar “zero violência”, com enfoque na erradicação do feminicídio e de todas as formas de violência baseada no género.
O Presidente destacou ainda avanços alcançados desde 1995, como a paridade de género no Conselho de Ministros e no Parlamento, o aumento do acesso das raparigas à educação e a melhoria da saúde materna. Apontou igualmente a presença feminina nos mais altos órgãos de soberania, incluindo a Assembleia da República, o Conselho Constitucional e o Tribunal Administrativo.
Apesar dos progressos, Chapo reconheceu que persistem desafios estruturais. “Quarenta e quatro por cento das nossas raparigas estão em uniões prematuras, 68 por cento foram vítimas de violência baseada no género e 27 por cento das mulheres continuam desempregadas”, referiu.
O Chefe do Estado alertou ainda para os novos riscos trazidos pelas tecnologias emergentes e garantiu que Moçambique está a investir no acesso das raparigas às ciências e tecnologias para reduzir desigualdades futuras. Redacção
-
CULTURA11 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO12 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrás
O homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA3 meses atrás
Governo elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE8 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial