POLÍTICA
Partido Amusi promete acabar com ensino bilíngue em Nampula, caso vença as eleições

O Partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), diz que caso saia vitorioso nas Eleições legislativas e Provinciais de 9 de Outubro, irá remover o ensino Bilíngue das Escolas da Província de Nampula, alegando que prejudica o desenvolvimento educacional das crianças.
Segundo Lucas Sebastião, chefe da mobilização do Partido AMUSI, o ensino da Língua Emakhuwa prejudica o desenvolvimento educacional das crianças.
“Queremos acabar com o cenário de crianças, que estudam a Língua Emakhuwa nas Escolas, este ensino está atrasar o nosso desenvolvimento, porque nunca ouvimos que existe um doutor em Língua Emakhuwa, ou uma vaga de trabalho para uma pessoa que fala o Emakhuwa. Não queremos o Emakhuwa nas Escolas, queremos a Língua Portuguesa, Inglesa, Francesa, porque os que dão oportunidade não falam a Língua Emakhuwa. O AMUSI, concorre à Assembleia da República e à Assembleia Provincial, mas se o AMUSI ganhar aqui em Nampula, vai intervir contra o ensino Bilíngue. Se o nosso Candidato a Governador, ganhar na província de Nampula, terá o poder.”
Discorrendo sobre o mercado dos Makondes em Namutequeliua, o AMUSI, comprometeu-se a aprimorar as condições dos mercados precários. Além disso, assegurou que iria melhorar o padrão de vida dos munícipes de Nampula, através da construção de Escolas e Hospitais.
“Vamos colocar asfalto nos Distritos que não têm estradas, vamos melhorar as salas de aulas nos Distritos onde andamos, o povo é quem constroe e não o Governo. Também queremos fazer Hospitais condignos nos locais onde não há Hospitais. Estamos neste mercado, aqui cobra-se diariamente, aqui pode sair cinco mil meticais, dez mil meticais por taxas diárias, agora esse dinheiro, deve se construir mercados condicionados e nós vamos construir.” Vânia Jacinto
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha