DESTAQUE
Ossufo Momade manda chamboqueiar ex-vice-presidente da Assembleia Municipal da Ilha de Moçambique.

O líder da Renamo, maior partido da oposição em Moçambique, Ossufo Momade, está sendo apontado como responsável por ordenar a agressão ao ex-vice-presidente da Assembleia Municipal da Ilha de Moçambique, Issufo Matano, e outros membros do partido, por supostamente apoiarem a candidatura de Venâncio Mondlane à presidência da agremiação.
Segundo investigações do Rigor, Issufo Matano e outros militantes da Renamo estão a sofreu tortura por líderes influentes do partido na Ilha de Moçambique e em Nacala-Porto, onde Venâncio Mondlane iniciou a revolução azul com a ajuda do ex-autarca, Raúl Novinte.
“O Senhor Matano, está sendo acusado de organizar encontros secretos para conspirar contra Ossufo Momade em sua residência. Os membros envolvidos afirmam terem recebido ordens directas da representante da Renamo na província, a Senhora Abiba, que também actua sob as ordens do Presidente do Partido”, declarou uma fonte próxima da vítima.
Além de agredir Issufo Matano, os membros da perdiz, pró-Ossufo, na Ilha de Moçambique confiscaram os seus celulares e o proibiram de dar entrevistas na Imprensa. O Rigor também enfrentou sérios problemas para se reunir pessoalmente com o ex-vice-presidente da Assembleia Municipal, pois está sendo monitorado pelos agentes torturadores.
Em Nacala-Porto, localizado no litoral de Nampula, onde foi lançada a revolução azul liderada por Venâncio Mondlane, jovens foram proibidos de manifestarem-se contra a actual direcção da Renamo. Registos amadores mostram um interrogatório a um dos participantes da suposta marcha que exibia cartazes em apoio a Venâncio Mondlane.
Mamudo Tuque, delegado distrital da RENAMO na Ilha de Moçambique, afirmou categoricamente que não é verdade que o ex-Vice Presidente da Assembleia Municipal da Ilha de Moçambique tenha sido torturado por ordem da liderança do partido, seja a nível distrital, provincial ou mesmo pelo líder da perdiz, Ossufo Momade.
Segundo a fonte que atesta o ataque, é provável ter sido perpetrado por integrantes da Renamo que estão incomodados com a disseminação de rumores e difamação promovidos por Issufo Matano em relação a Ossufo Momade e ao partido em geral, desde as eleições de 2023.
“Qualquer pessoa pode apoiar Venâncio Mondlane, na Renamo a adesão é livre e a saída também é livre. Venâncio Mondlane é membro da Renamo, assim como Ossufo Momade. O que está sendo proibido é disseminar mentiras contra o Presidente da Renamo e tentar criar uma nova Renamo na Ilha”, disse a fonte que, ao mesmo tempo, explicou que o ex-vice-presidente da Renamo tem organizado reuniões difamatórias contra os líderes do partido, o que pode ser a causa do descontentamento dos membros da base na Ilha, resultando em agressões”.
Perguntado se conhecia os indivíduos que praticaram o crime, o delegado Mamudo Tuque afirmou não saber, pois não participou da operação. Além disso, informou de que Issufo Matano teria denunciado o Delegado da Perdiz, no entanto, este alega desconhecer os responsáveis pela agressão.
A fonte encerrou a entrevista esclarecendo que na Ilha de Moçambique há apenas uma representação da Renamo, tanto na parte continental quanto na Ilha, portanto, é justificável que um membro decida por conta própria estabelecer uma representação individual.
“Na ilha, existe apenas uma representação liderada por mim, Mamudo Tuque, não reconhecemos nenhuma outra. Na Renamo, as pessoas têm liberdade para sair e entrar, porém, não podem formar uma segunda Renamo na própria Renamo”.
É importante ressaltar que o Partido Renamo está enfraquecido desde a divulgação dos resultados das eleições municipais de Outubro de 2023, que resultaram na vitória da Frelimo e de seus candidatos na maioria das 65 autarquias. Em Nampula, onde a Renamo governava em cinco municípios-Malema, Angoche, Nampula, Ilha de Moçambique e Nacala- sofreu uma derrota para o seu rival FRELIMO. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha