Connect with us

SOCIEDADE

Novo director de Educação de Nampula promete acabar com cobranças irregulares nas escolas

Publicado há

aos

O novo Director Provincial de Educação de Nampula, que assumiu seu cargo nesta Quinta-feira (06.02.2025) na presença do Governador Eduardo Abdula, comprometeu-se a eliminar as cobranças indevidas nas instituições de ensino, além de assegurar o não-pagamento das matrículas da 1ª à 9ª classe, incluindo as contribuições destinadas aos guardas.
Não explicou como será solucionado principalmente o problema do pagamento dos guardas das escolas, mas enfatizou a importância de proporcionar mais incentivos às comunidades para trazerem mais crianças à escola.
“Como ouvimos as palavras do Governador, afirmamos que seremos rígidos no combate à corrupção. Nosso objectivo é prevenir a corrupção e garantir que nossas escolas estejam livres de práticas corruptas, evitando decisões arbitrárias por parte dos Directores. Todas as decisões que ocorrem nas instituições de ensino devem ser informadas ao governo do distrito, à Direcção Provincial de Educação da província e ao governo provincial”, declarou Wiliamo Tunzine, comprometendo-se a agir severamente contra as irregularidades reportadas repetidamente nas escolas.
Wiliamo Tunzine, anteriormente administrador de Angoche, assumiu a nova posição em um momento em que diversas infra-estruturas, tanto públicas, incluindo escolas, foram destruídas na província de Nampula, em decorrência de manifestações e dois ciclones que atingiram a Chido e DIKELEDI. Assim, o novo director provincial de educação se comprometeu a envidar esforços para restaurar as salas de aula que foram danificadas e a providenciar carteiras para os alunos que, actualmente, assistem às aulas sentados no chão.
“Vamos nos empenhar intensamente para tentar mobilizar recursos que nos permitam, em primeiro lugar, restaurar nossas salas de aula, visando tirar as nossas crianças do chão. Além disso, também nos dedicaremos a cuidar das crianças que estudam debaixo das árvores”.
Wiliamo Tunzine reconheceu a questão relacionada ao atraso de pagamento de horas extras aos professores, além da carência de promoções e progressões na carreira. Comprometeu-se a agir para resolver essa situação.
“É fundamental entender que para garantir que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira contínua, é necessário trabalhar junto aos professores. Vamos buscar a colaboração do governo para que os pagamentos dos professores sejam realizados pontualmente. Também enfrentamos a questão das horas extras e da distribuição das turmas, e vamos nos empenhar para encontrar soluções eficazes para esses problemas, valorizando o trabalho dos professores”, afirmou Tunzine, enfatizando que a permanência das crianças nas escolas será uma de suas principais metas e solicitando o apoio dos pais e encarregados de educação. Vânia Jacinto

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas