Connect with us

POLÍTICA

Novinte quebra aliança com Venâncio e PODEMOS: “Me revejo na nova democracia, não no Podemos”

Publicado há

aos

O antigo Presidente, do Conselho Autárquico da cidade de Nacala-Porto, Raul Novinte, acaba de anunciar que não se alinha ao PODEMOS, partido que apoia a candidatura de Venâncio Mondlane,  agora está determinado a apoiar a Nova Democracia, liderada por Salomão Muchanga, nas eleições legislativas.

Em uma entrevista exclusiva, nesta manhã de Segunda-feira (09.09.2024), Raul Novinte, explicou que, como o presidente da Nova Democracia, Salomão Muchanga, não está concorrendo à presidência, seu voto continua sendo para Venâncio Mondlane.

“Me revejo na Nova Democracia, não no PODEMOS. É pena que ele [Salomão Muchanga] não está a concorrer as presidências, o meu apoio é indispensável ao meu candidato, o engenheiro Venâncio Mondlane. Esse apoio é indispensável, é um apoio incondicional”, declarou Raul Novinte, deixando claro que seu apoio a outro partido político, não pode ser confundido como um político ambulatório, já que suas decisões, são tomadas com base nas decisões da Comissão Nacional de Eleições e do Conselho Constitucional que chumbaram a CAD, à qual ele é membro declarado.

“Neste momento, parece uma política de ambulante, mas essa é devido à Comissão Nacional das Eleições e também o Conselho Constitucional, que nos negaram a democracia, daí nalgumas vezes, somos obrigados a seguir uma coisa que não sabemos. Somos obrigados a apoiar um partido político, que não conhecemos, nem a sua ideologia, nem nada.”

Raul Novinte, resolveu deixar a Renamo, durante o período de inscrição dos partidos políticos e candidatos eleitorais, cerca de três meses atrás, unir-se ao Candidato Presidencial Venâncio Mondlane. Durante a entrevista, ele demonstrou sinais evidentes de rompimento com Venâncio, porém, foi cuidadoso ao explicar, que tem maneiras de se posicionar, pois ele não se identifica com o novo partido de Venâncio Mondlane.

“Eu, procuro posicionar-me como um político, resumindo digo que embora a Comissão Nacional das Eleições e o Conselho Constitucional, tenham negado esse direito democrático a nós, a mim pessoalmente, a minha posição política continua. Sou um político, eu sou do centro-direita, eu não sou da esquerda, portanto nunca vou apoiar um partido da esquerda. Eu sempre vou procurar, me posicionar no meu lugar, por isso, eu acredito. Esperava um momento oportuno antes de 30 dias, para me posicionar politicamente, o que eu agora preciso dizer aos moçambicanos”.

Durante a entrevista, Raul Novinte, incentivou os eleitores de Nacala e ao povo moçambicano em geral, a confiar na Nova Democracia, para as próximas eleições legislativas, pois acredita que o partido é merecedor de diversos lugares na Assembleia da República.

“Quero convidar todos os moçambicanos, do Rovuma ao Maputo, para confiar e votar na Nova Democracia, para as legislativas deste ano. Votem na Nova Democracia. Nós queremos que a Nova democracia, tenha membros de deputados da Assembleia da República suficientes. Eu também tenho a certeza de que, esses membros da Nova Democracia, vão fazer diferença naquilo que é a diplomacia moçambicana, àquilo que o Engenheiro Mondlane vai precisar”.

Indagado sobre de onde surge o apoio à nova democracia e sobre o relacionamento com o presidente desse movimento, ao ponto de ter feito um post com este, Novinte disse da seguinte forma:

“Eu com o presidente Salomão Muchanga, somos amigos desde há muito tempo, eu chamo a ele, ele responde, a gente conversa por várias horas, por muita coisa importante no país, nós sempre falamos do país, temos sonhos, não posso revelar neste momento, futuramente nós havemos de aparecer em público, para revelar isso, neste momento, tenho simplesmente conversando, além de que, eu quero aproveitar esta oportunidade declarar o meu apoio.” Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas