ECONOMIA
Naufrágio deixa 4 vítimas fatais e 13 em estado grave em Angoche
Uma embarcação de passageiros transportando mais de 40 pessoas naufragou, na tarde desta Terça-feira (29.10.2024), tendo causado a morte de pelo menos quatro pessoas e 13 feridos, no distrito de Angoche, na província de Nampula. A superlotação é apontada como um dos factores que terá concorrido para o incidente.
Segundo fontes locais contactadas pelo Rigor, a embarcação saiu do bairro insular de Thamole com destino à cidade de Angoche, e era ocupado, maioritariamente, por estudantes.
As autoridades governamentais, através do administrador do distrito, Willimo Tuzine, apenas confirmam uma morte e suspeitam a superlotação, como estando na origem do naufrágio.
“O dia 29 vai ficar para história no nosso distrito, portanto naufragou a embarcação e tivemos um óbito e três meninas [gravemente feridas que estão a ser assistidas, mas fora do perigo. Esta é uma questão muito séria e vamos trabalhar para ver se recuperamos a saúde delas”, disse.
O administrador assumiu não ter melhores informações sobre o naufrágio, mas prometeu se informar. “Daqui vamos interagir com os colegas para de facto perceber o que de facto terá acontecido”, disse. Ainda assim, o administrador assegurou que os doentes terão o tratamento merecido.
António Munissa, director do Hospital Rural de Angoche, referiu que deram entrada naquela unidade sanitária 13 doentes que já se encontram em tratamento. “Tivemos 13 doentes, dos quais dois são homens. Temos uma menina que estava num estado muito grave, mas já recupera. Na nossa unidade sanitária não entrou nenhum óbito”, disse.
O director do Hospital Rural de Angoche garantiu que existe capacidade local para assistir todos os pacientes, uma vez que, também, há medicamentos suficientes para o efeito. “Nós estamos para atender o nosso povo, razão pela qual a nossa existência. Não há problemas de fármacos. Temos uma equipa multi-sectorial que assiste os doentes, para salvarmos toda a gente que está aqui”, assegurou.
Este é o segundo Naufrágio que acontece na província de Nampula, em menos de um ano, depois de um trágico naufrágio ocorrido no passado dia 7 de Abril ao Largo da Ilha de Moçambique que vitimou quase cem pessoas. Sitoi Lutxeque
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas