ECONOMIA
Nampula bate recorde de 94 mil toneladas de castanha de caju, mas 74% da produção é exportada

A província de Nampula alcançou a maior taxa dos últimos anos de comercialização da castanha de caju durante a temporada 2024/25.
Ao todo, a província de Nampula tinha planificado para a comercialização de 82.400 toneladas, mas ao final, atingiu a cifra de 94.689 toneladas. Isso resultou em um aumento de 12,93% em comparação com a campanha de comercialização de 2023/2024, durante a qual a província vendeu 83.551 toneladas de castanha de caju.
Os dados foram divulgados ao término da segunda sessão ordinária do Conselho dos Serviços Provinciais de Representação do Estado em Nampula, pelo porta-voz Graciano Francisco, que mencionou que, das mais de 94 mil toneladas, uma parte significativa foi direcionado para exportação.
Na safra de 2024/2025, aproximadamente 70.459 toneladas foram enviadas para fora do país, com o Vietname liderando as importações, totalizando 47.304 toneladas, enquanto a Índia ocupou a segunda posição, recebendo 23.830 toneladas de toda a castanha produzida na província de Nampula.
Além dessa quantidade, a província de Nampula processou, por meio das sete unidades de processamento em funcionamento na região (seis fábricas e uma fabriqueta), cerca de 18.037 toneladas. Isso significa que a castanha gerada em Nampula, a maioria contínua sendo destinada à exportação. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha