DESTAQUE
Morreu Fernando Faustino em Meio a Polémica de Ganhos Estrondosos no MISAU
![](https://jornalrigor.co.mz/wp-content/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-24-at-19.19.37_94254696.jpg)
Morreu Fernando Faustino, que ocupava o cargo de secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACCLN), na mesma semana em que os meios de comunicação em Moçambique noticiaram que sua empresa, FASAF Serviços e Logística, Lda, havia gerado uma receita superior a 120 milhões de meticais com serviços de desembaraço aduaneiro para o MISAU.
A morte de Fernando Faustino, que também ocupou o cargo de chefe de brigada de assistência da Frelimo na província de Nampula, foi anunciada na madrugada de Sábado, devido a uma paralisia cerebral.
Ele havia sofrido um AVC semanas atrás e, devido ao seu estado crítico, não sobreviveu. Fernando era casado com a actual ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelinda Namashulua, e foi um dos pilares do partido FRELIMO.
Vale lembrar que ele trabalhou como chefe da brigada central de apoio da FRELIMO em Nampula durante as eleições do dia 9 de Outubro, sendo posteriormente substituído por Filipe Paúnde.
Poucos dias antes de seu falecimento, sua empresa foi vinculada a ganho em um concurso público avaliado em aproximadamente 120 milhões de meticais, referente a serviços de desembaraço aduaneiro para o Ministério da Saúde, ocorrido em Agosto passado.
De acordo com a Carta, que menciona dados da Unidade Funcional de Supervisão das Aquisições (UFSA), na Direcção Nacional do Património do Estado, do Ministério da Economia e Finanças (MEF), através do concurso Nº CR58A000141/AD/0008/OE-BM/DA/MISAU/2024, a UGEA (Unidade de Gestão de Aquisições) do Ministério da Saúde contratou o fornecedor FASAF Serviços Logística, Lda, registado no cadastro único com o número 400774323, para realizar serviços de desembaraço aduaneiro de bens do MISAU.
Pelo valor total de 120,000,000.00 MZN (cento e vinte milhões de meticais), a adjudicação foi realizada a 8 de Agosto de 2024, por ajuste directo. A UGEA do MISAU justificou o uso desta modalidade de contratação na manutenção da uniformidade de padrão de bens ou serviços contratados anteriormente. O que sugere que a FASAF Serviços Logística, Lda, é a fornecedora habitual destes serviços ao MISAU. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas