Connect with us

DESTAQUE

Manifestações em moçambique reflectem demandas acumuladas de uma população descontente

Publicado há

aos

O director da Plataforma Eleitoral DECIDE, Wilker Dias, afirma que as manifestações que ocorreram em Moçambique, inicialmente no dia 21 de Outubro e posteriormente entre os dias 24 e 25 de Outubro, são reflexos da insatisfação da população, que não se limita apenas aos resultados das eleições de 9 de Outubro, mas também a uma série de problemas que afligem a nação.

Wilker, que estuda a política, afirma que as eleições serviram apenas como um estímulo, mas que por trás desse evento há uma série de questões complexas.

“As confusões sociais que temos assistido, são frutos da insatisfação, não apenas daquilo que está ser vivenciado agora ao nível das eleições, mas um conjunto de factores que acabam levando a saturação popular e o assunto das eleições é apenas a cereja do bolo da insatisfação populacional. As manifestações são reflexo daquilo que estamos a observar e isso poderá continuar mais,”.

Ao ser chamado para comentar os resultados das eleições, Wilker Dias afirma que os números apresentados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) não reflectem a verdadeira situação, devido a supostas irregularidades no processo. Ele também acredita que houve distorção nos resultados durante a apuração dos votos. Dias destaca que os resultados favoráveis ao partido Frelimo são exagerados, com percentagens extremamente altas.

“O processo de observação de apuramento, não observou aquilo que são trâmites legais, para o efeito, o que pode elencar como manipulação dos resultados, mas também, por outro ângulo, abre a possibilidade pelos diversos casos que nós tivemos como o esgotamento de boletins de voto, sem explicação em detrimento de outro sector daqueles que iam à votação e os que não conseguiram votar, tudo isso, pode ter evidenciado a questão de fraudes, o que implicou os resultados”.

De acordo com Wilker, as informações divulgadas pela Comissão Nacional de Eleições diferem da contagem realizada pela Plataforma DECIDE. Embora não tenha apresentado os resultados específicos da DECIDE, Wilker afiançou que a comparação entre os dados da Plataforma DECIDE e os da CNE, revelam uma inconsistência, mas também não avançou detalhes.

“Na contagem que nós fizemos, principalmente a Plataforma DECIDE, os resultados não vão muito de acordo daquilo que a Comissão Nacional de Eleições apresenta, foge muito com aquilo que é a realidade”. Elina Eciate

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas