Connect with us

DESTAQUE

Luís Giquira: O visionário que revitaliza Nampula e cumpre com a sua promessa de devolver o brilho à cidade

Publicado há

aos

Luís Giquira, o homem que reanimou a esperança dos munícipes e reforçou a crença de que Nampula possui, de facto, o potencial para se desenvolver e se destacar entre as cidades de Moçambique.
Luís Giquira assumiu a presidência do Conselho Autárquico de Nampula no dia 7 de Fevereiro deste ano. Na sua cerimónia de posse, ele comprometeu-se a revitalizar a cidade, restituindo o esplendor que sempre foi familiar aos seus habitantes.
“Assumimos o compromisso de devolver o brilho da cidade de Nampula”. A situação de Nampula era preocupante, resultado de meses, talvez anos, de péssima gestão de saneamento. Porém, esse não era o único problema que afectava a cidade; ela enfrentava dificuldades em quase todos os sectores de actividades. Para além da questão da limpeza, havia o problema da infra-estrutura, com ruas esburacadas e mal conservadas. Em Marrere, existia um problema sério, onde o autarca Paulo Vahanle fez despesas desnecessárias em relação a uma via, evidenciando casos claros de corrupção. Os recursos foram entregues ao empreiteiro, mas a estrada não avançou como deveria. A cidade dispunha de apenas 14 semáforos em funcionamento precário. Por outro lado, a empresa de transporte encontrava-se em estado de abandono, com autocarros prestes a serem leiloados.


Ao receber o martelo e a chave da cidade, Giquira expressou um desejo claro de transformar a cidade para o benefício dos cidadãos. Para realizar essa mudança, ele pediu a colaboração dos munícipes. “Queremos recordar aos nossos munícipes que é chegado o momento de mudança, deixemos de lado as diferenças políticas, abracemos essa paz que é de todos nós, queremos afirmar que contaremos com a população em prol de uma boa governação e criar mecanismos de participação para inclusão de todos”.


Em pouco tempo, Nampula realmente está a recuperar a sua antiga luminosidade, aquela que os habitantes da cidade conheciam nos antigos e melhores dias.

QUAIS INICIATIVAS CONTRIBUÍRAM PARA A VALORIZAÇÃO DA CIDADE?

Em 10 de Fevereiro de 2024, o presidente Luís Giquira lançou a campanha Limpar Nampula. Ao longo desse projecto conseguiu-se eliminar aproximadamente 90 pontos de acúmulo de lixo, originados durante a gestão de Paulo Vanhale, que esteve à frente da cidade por cerca de seis anos e meio. Após a cidade recuperar a sua limpeza, foram adquiridos um pouco mais de 20 contentores de lixo, os quais foram entregues aos moradores no dia da cidade de Nampula, comemorado em 22 de Agosto. Esses novos contentores fortaleceram ainda mais o sistema de recolha de resíduos na cidade.
Outra área bastante destacada na administração de Luís Giquira é a referente às estradas. Luis Giquira, além de ter realizado a reconstrução da estrada de Marrere, deixada em estado crítico pelo anterior elenco municipal, mesmo após investimentos significativos. Actualmente, a obra está em fase de finalização, restando apenas a instalação de sinalizações verticais e horizontais antes da entrega aos munícipes.


Os buracos que afectavam praticamente todas as ruas e avenidas de Nampula estão a passar por grandes melhorias. As autoridades locais estimam que cerca de 90% dos buracos já foram tapados, com algumas ruas e avenidas com obras concluídas, como a 25 de Setembro, Independência e o prolongamento da Eduardo Mondlane no Muhala Expansão, já totalmente finalizadas. Além disso, Giquira iniciou um projecto ambicioso. Está em curso a reconstrução da Avenida Samora Machel e o seu prolongamento, estendendo-se até às ruas do Niassa e Sofala. Essas três vias, que vão da rotunda da cidade até o famoso bairro de Muahivire, estão proporcionando uma nova aparência à cidade de Nampula.
Na terceira categoria que escolhemos, a de transportes, a nossa análise revelou a adição de aproximadamente onze novos semáforos. Esses dispositivos de sinalização foram instalados em alguns cruzamentos da cidade e nas entradas de grandes bairros, como Meia Via, o antigo estádio de Muahivire, a Direcção Provincial de Educação no Muhala Expansão, a entrada de Marrere, entre outros, totalizando 11. Além disso, Giquira devolveu a iluminação de todos os quatorze semáforos que estavam fora de operação quando assumiu a presidência da cidade de Nampula.
Quando Giquira assumiu a presidência da autarquia, Nampula não contava com nenhum autocarro em operação. Todas as aquisições realizadas durante o mandato do saudoso Mahamudo Amurane, através de empréstimo leasing no FNB estavam completamente danificadas, com muitos veículos na lista para abate público por se terem transformado em sucatas. A empresa Municipal de Transportes de Nampula enfrentava uma falência iminente. Vahanle justificava essa situação com a falta de recursos sustentáveis. Contudo, actualmente, o presidente do Município de Nampula já conseguiu avançar. Oito autocarros que estavam em estado de abandono foram recuperados e agora prestam serviço aos cidadãos nas diversas áreas da cidade.


É importante ressaltar que, além das três áreas abordadas na nossa eleição, também foram alcançados avanços em todos os sectores. Entre as principais acções, estão as obras de requalificação do mercado de peixe e a melhoria na transparência municipal, com o regresso da divulgação diária das receitas e despesas do município.
Essas e outras iniciativas estruturais que estão a mudar a realidade da cidade foram razões suficientes para que a nossa comemoração de Natal incluísse uma homenagem a Luís Giquira. Ele está, de facto, a devolver o brilho à cidade, conforme prometeu no dia 7 de Fevereiro de 2024, durante sua posse. Redacção

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas