ELEIÇÕES GERAIS 2024
Governo de Moçambique nega tiros a jornalistas em meio a crescente condenação
![](https://jornalrigor.co.mz/wp-content/uploads/2024/10/WhatsApp-Image-2024-10-16-at-20.55.19_5e53553f.jpg)
Embora haja uma crescente condenação dos ataques a jornalistas por parte de diversas entidades, tanto no âmbito nacional quanto internacional, o governo de Moçambique afirmou ontem que não houve tiros direccionados aos profissionais da comunicação social.
O porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suazi, afirmou que os jornalistas foram impactados por estarem no mesmo ambiente que os manifestantes.
“Não é verdade. Houve disparos contra manifestantes e os jornalistas estavam posicionados num lugar onde também estavam manifestantes, e, nessa sequência, terão sido atingidos por essas balas de gás lacrimogéneo, o que levou que tivessem de se dispersar, terminando a conferência que acontecia por parte de um dos candidatos presidenciais”, disse Filimão Suazi.
Igualmente, o porta-voz do Conselho de Ministros, Filimão Suazi, não confirmou nem rejeitou a possibilidade de que munições reais tenham sido disparadas contra os manifestantes da última Segunda-feira (21.10.2024). Ele afirmou ser algo que será investigado, se o uso dessas balas foi responsabilidade da polícia ou se foi feito por pessoas que poderiam tentar desacreditar a actuação policial.
“Há-de ser matéria ainda em estudo e, no momento oportuno, poderá haver um pronunciamento, primeiro para confirmar se efectivamente foi por parte das Forças de Defesa e Segurança, se foram usadas balas verdadeiras se efectivamente foi por parte das Forças de Defesa e Segurança ou terá sido por parte de outras pessoas para provocar o caos.”
Diversas imagens e vídeos mostram pessoas fotografadas com balas reais disparadas pela polícia. Na última semana, em Nampula, durante a visita de Venâncio Mondlane, a polícia também utilizou munição verdadeira para dispersar os manifestantes, resultando em três pessoas atendidas no Hospital Central de Nampula devido a ferimentos por arma de fogo. Redacção
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas