Connect with us

DESTAQUE

Escola Primária de Nicutha destina ADE para materiais escolares e kit de higiene menstrual

Publicado há

aos

Um grupo de 420 alunos, sendo 207 raparigas da Escola Primária de Nicutha, na cidade de Nampula, acabam de receber kits de material escolares constituídos por mochilas, cadernos, canetas, lápis, além de uniformes escolares. Essa iniciativa é pouco frequente entre as escolas da cidade de Nampula e, enquadra-se no âmbito do programa de Apoio Directo à Escola (ADE).

Além do material mencionado, as alunas também receberam pensos para auxiliar na manutenção da higiene menstrual durante o período de aulas, prevenindo assim a falta das mesmas na escola, principalmente durante o ciclo menstrual.

Conforme informações recebidas da Escola Primária de Nicutha, os alunos beneficiados são aqueles em situação de vulnerabilidade. O director da escola, Abel Carlos Arnaldo disse que a distribuição do material ajudará a suprir as necessidades das crianças, uma vez que muitas delas chegavam à escola sem o material escolar necessário.

Nicutha enfrenta crise de salas de aula

Com um universo total de três mil seiscentos e trinta e nove alunos da primeira à sexta classe, a Escola Primária de Nicutha, assim como as outras escolas da cidade de Nampula, enfrenta o desafio da falta de salas de aula para acomodar todos os alunos.

No corrente ano, a Escola Primária de Nicutha formou 65 turmas operando em três períodos diferentes, porém mesmo assim enfrenta o fenómeno de salas ao relento. O director da Escola Primária de Nicutha esclareceu que existem pelo menos onze salas de aula onde os alunos assistem às aulas ao ar livre, totalizando um número de aproximadamente 650 alunos nessas condições.

Conforme o director da escola, o conselho de escola da Escola de Nicutha tem se esforçado para reduzir os problemas, através da edificação de salas de aula adicionais.

Nos últimos tempos, conselho de escola obteve sucesso em angariar fundos de pais e/ou encarregados de educação dos alunos, o que viabilizou a edificação de mais três salas de aula. No entanto, as salas não foram suficientes para acabar com a situação precária das salas improvisadas ao ar livre.

“Neste momento o maior desafio que a escola enfrenta é a falta de salas de aula, a escola necessita de mais  11 salas”, afirmou o dirigente

Devido à proximidade com o Rio Nicutha, a Escola Primária de Nicutha enfrenta o desafio de encontrar uma solução para travessia dos alunos, de suas casas até a escola e vice-versa, principalmente nos dias de chuva.

Conforme o director durante a estação das chuvas, o volume de água do rio Nicutha aumenta significativamente, o que impede que alguns estudantes utilizem essa rota para chegar à escola.

O Rigor soube que as autoridades municipais já foram informadas sobre a situação. Durante a distribuição de kits escolares no último final de semana, representando o Conselho Municipal, esteve presente o chefe do Posto Administrativo de Napipine, Paulino Massaua. Em seu discurso, ele reconheceu os desafios enfrentados pelos alunos devido à falta de uma ponte sobre o rio Nicutha, no entanto, assegurou que a Autarquia de Nampula tem planos para resolver o problema. “As obras de construção da ponte sobre o rio Nicutha serão iniciadas em breve, para facilitar a travessia dos alunos. Ainda não temos uma data exacta para o início da construção, mas os técnicos municipais foram até lá e nos repassaram essa informação”, assegurou. Losangela Mussa

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas