Connect with us

POLÍTICA

“Ensaios” na escolha de cabeça-de-lista gera barulho e divide os camaradas em Nacala

Publicado há

aos

Os membros acusam o seu primeiro secretário de estar filiado a  Renamo e de dirigir o partido com interesses pessoas. E se assim continuar advertem os membros, a Frelimo vai continuar na oposição

Os membros seniores do partido Frelimo ao nível do distrito de Nacala-porto, província de Nampula, estão divididos em relação à escolha da figura que vai encabeçar a lista daquela formação política para as eleições autárquicas previstas para o mês de Outubro.

A nossa reportagem apurou que o secretário do comité distrital, Manuel Morais Essimela, prefere apostar no cidadão Abdul Gafar Mepava, funcionário da empresa Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e professor universitário. Contudo, trata-se de uma figura que não reúne consensos no seio dos membros e simpatizantes do partido.

Entretanto, os órgãos sociais do partido Frelimo, incluindo os membros dos comités de zona preferem o empresário Faruque Nuro, proprietário de uma estação de abastecimento de combustíveis, dono de uma seguradora com sede em Nacala, entre outros empreendimentos económicos.

E há quem, ainda, alimenta expectativas com o antigo edil Rui Shong Saw, vulgarmente, conhecido por Ruca. Apesar de ser prematura a escolha da figura que vai liderar a lista do partido para as próximas eleições municipais, os “camaradas” começam a morder-se num esforço para unir consensos para uma única causa.

Os membros do partido Frelimo em Nacala-porto, que não se identificaram por temer represálias, disseram que há muita vontade em recuperar a gestão do município de Nacala, mas a forma como o trabalho de base está a ser levado a cabo, corre-se o risco de falhar esse objectivo.

As nossas fontes justificam que a escolha do cabeça de lista constitui a fase mais importante para a vitória que se pretende. Os interlocutores acusam o primeiro secretário de se aproveitar da situação para tirar proveitos financeiros. Aliás, para além de não querer estar alinhado com os outros membros do partido, Manuel Essimela é indiciado de colaborar com o actual presidente do Conselho Autárquico, Raúl Novinte.

Na verdade, a Frelimo em Nacala-porto está apreensiva em relação as reais intensões da liderança do partido naquela região da província de Nampula.

Todo o ambiente que se vive dentro do partido em Nacala-porto é do conhecimento do Presidente da Frelimo, Filipe Jacinto Nyusi, pois na sua recente visita a esta parcela do país foi informado sobre todos os acontecimentos internos. Aguarda-se uma solução do problema rumo as eleições municipais.

“As pessoas estão interessadas em sujar a minha imagem”

Ao Rigor, o primeiro secretário do Comité Distrital da FRELIMO em Nacala-porto, Manuel Morais Essimela, desvaloriza todas as acusações e diz que a acusação é dos seus “inimigos” que lhe querem sujar.

“Senhor Jornalista é assim, algumas vezes não gosto de justificar coisas que não têm nada a ver comigo. Primeiro temos que saber que até agora não há indicação de cabeça de lista, ainda não há diretrizes que indicam isso”, negou o primeiro secretário, mas depois confirmou haver barulho na escolha de preferências, mas ao nível da comunidade. “Na verdade, na comunidade as pessoas dizem isto e aquilo. Eu como primeiro secretário não tenho opção, porque todos eles são meus filhos. O senhor jornalista poderia trabalhar muito bem com essa pessoa que lhe andou a dizer estas coisas, que provas tem, porque até agora, ao nível central não há indicação de cabeças de lista”. 

Sobre os interesses pessoais que alguns membros da Frelimo o acusam, o secretário respondeu; “eu não tenho interesses pessoais, o meu interesse é a vitória do partido Frelimo nas próximas eleições. O meu interesse não é de António ou João. Eu estou aqui para dirigir os interesses do partido Frelimo, mas existem outros interesses em mim”, rematou.

O camarada disse que a saúde do partido é boa ao nível da autarquia de Nacala, o pulmão económico da província de Nampula, e que as vozes que se fazem sentir visam manchar o seu bom nome.

A fonte lembrou que “a Frelimo em Nacala-porto ganhou pela primeira vez uma eleição geral” sob sua direção, daí que estas acusações são de pessoas que gostariam de ver a Frelimo sempre a perder.

O Secretário é acusado de estar a cooperar com o edil de Nacala Raul Novinte. Mas a resposta a uma pergunta nesse sentido, o secretário da Frelimo em Nacala disse: “não existe nenhuma relação comigo, nem de brincadeira e nem de criança. É esquisito que um primeiro secretário de partido Frelimo, um partido maduro juntar-se a Renamo, o que ela tem?”, questionou a terminar.

Por: SITOI LUTXEQUE

Mais Lidas