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Em defesa do meio ambiente: Especialista pede substituição de veículos individuais por transporte público

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Em tempos em que muitos moçambicanos sonham em adquirir meios de transporte, sobretudo veículos, o que tem resultado no aumento do número de carros nas cidades, o Sociólogo Pedrito Cambrão acredita ser essencial que o governo implemente imediatamente um programa de consciencialização para incentivar a substituição progressiva de veículos individuais por transporte público.

O especialista em Sociedade adverte sobre a intensificação futura de fenómenos climáticos que podem resultar na devastação de estruturas e perda de vidas, caso o governo e outros agentes não tomem medidas preventivas adequadas.

De acordo com Cambrão, essas acções têm como principal objectivo diminuir os impactos prejudiciais causados pelas alterações climáticas.

De acordo com o sociólogo, a resolução dos eventos naturais causados pelas mudanças climáticas necessita de medidas coordenadas e criativas. Além de substituir aos poucos os veículos individuais por transporte colectivo, uma das sugestões do académico inclui a implantação de ciclovias nas cidades moçambicanas, possibilitando o uso de bicicletas como opção de locomoção.

“É urgente a mudança ou a tomada de consciência sobre os efeitos nefastos das mudanças climáticas, pois arriscamos perder a causa. Apesar das dificuldades, nada de rendição, vamos à luta”

Segundo o Professor Doutor Pedrito Cambrão, as Instituições de Ensino Superior (IES) são aliadas do Governo nessa batalha, desempenhando um papel fundamental ao influenciar as comunidades por meio do conhecimento e destacando os benefícios da luta contra as mudanças climáticas.

“ A pesquisa académica sempre foi uma força motriz no avanço do conhecimento humano. No entanto, diante das mudanças climáticas, os desafios se intensificam. A complexidade dos fenómenos climáticos exige abordagens interdisciplinares e colaborativas. As universidades enfrentam o desafio de promover e financiar pesquisas que abordem não apenas as causas e os efeitos das mudanças climáticas, mas também as soluções e estratégias de adaptação”

Além disso, o docente acredita que as instituições de ensino superior em conjunto com o governo possuem uma função crucial e moral de retribuir à sociedade que as apoia. Ao se engajarem com as comunidades, as universidades e o governo não apenas cumprem com essa responsabilidade, mas também promovem a solidariedade e cooperação.

De acordo com o especialista, as organizações responsáveis pela produção de conhecimento têm o dever de disseminar informações sobre as mudanças climáticas, abordando questões como: oposição às queimadas sem controle, protecção contra o desmatamento, restrição à exploração excessiva de minérios; e sim à necessidade de (re)arborização ou recuperação da floresta; a obrigatoriedade do reordenamento territorial; o respeito pela biodiversidade.

“Mais do que desafios, as universidades devem encontrar nestes acontecimentos, oportunidades para estudar e investigar, fazer extensão e desenvolver a inovação. Ou seja, elas têm um papel crucial na abordagem das mudanças climáticas através da pesquisa, extensão e inovação. As universidades devem pensar, pesquisar e propor as suas produções ao governo para a sua materialização, pois estes têm recursos ou podem mobilizá-los.”.

Segundo o sociólogo, as universidades são consideradas como parceiras essenciais e imprescindíveis para o governo, devendo apresentar propostas e soluções para que estas sejam implementadas devido aos recursos disponíveis ou que podem ser mobilizados.

Uma das alternativas propostas pelo Sociólogo para combater os impactos severos das mudanças climáticas, seria a inserção da temática das mudanças climáticas de maneira abrangente e eficaz nos currículos universitários, garantindo, assim, que os alunos estejam preparados para enfrentar os desafios ambientais presentes e futuros. Além disso, de acordo com o Professor Doutor Pedrito Cambrão, é crucial assegurar que o estudo das mudanças climáticas esteja presente, também em todos os níveis de educação, a fim de capacitar os alunos a agir de forma proativa.Raufa Faizal

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