DESPORTO
EDM celebra 48 anos com corrida que mobilizou mais de 200 atletas em Nampula

A Electricidade de Moçambique (EDM) assinalou este sábado o seu 48.º aniversário com a realização da terceira edição da “Légua EDM”, uma corrida pedestre que juntou mais de 200 atletas, funcionários e membros da comunidade, vindos de 10 províncias do país.
Na prova masculina, o vencedor foi um atleta de Sofala, que levou para casa um prémio de 50 mil meticais. Já na categoria feminina, o primeiro lugar coube a uma representante da província de Manica.
O presidente da Associação Provincial de Atletismo de Nampula, Faume Issa Faume, destacou a importância do evento para a promoção da modalidade. “A participação foi muito boa e encorajadora, o que motiva a nossa associação a continuar a investir no atletismo”, afirmou.
Por seu turno, o administrador da EDM, Luís Canji, felicitou os participantes, sublinhando que a determinação demonstrada na prova é comparável ao esforço e disciplina que a empresa coloca no seu trabalho diário. “Tal como na corrida, os resultados da EDM são alcançados com esforço, disciplina e união. Neste momento decorre também a Feira de Saúde da EDM, um espaço dedicado ao bem-estar dos nossos colaboradores, clientes e parceiros, porque para nós a saúde está sempre em primeiro lugar”, disse.
Canji acrescentou que a competição serviu igualmente para a descoberta de talentos que, com o devido acompanhamento, poderão representar Moçambique em provas internacionais. “Conversámos com jovens atletas de 19 e 20 anos que mostraram grande potencial. É preciso apoiá-los para que possam chegar a campeões além-fronteiras”, frisou.
A prova foi também um momento de festa e de valorização da prática desportiva. Um dos vencedores, atleta do Madjedje da Beira, manifestou satisfação pela conquista. “Foram meses de muito trabalho e treinos. Estou feliz por vencer, ganhar 50 mil meticais e, pela primeira vez, conhecer a cidade de Nampula, que achei muito bonita”, declarou.
Na categoria feminina, Isabel Carlitos Basílio, da província de Manica, destacou a persistência como chave do sucesso. “Para vencer é preciso treinar. Apelo às raparigas para se dedicarem ao desporto, porque ainda somos poucas nesta modalidade”, disse.
Já a atleta Tiana Remígio, da cidade de Nampula, conquistou a terceira posição e descreveu a experiência como inesquecível. “Foi a primeira vez que participei num evento deste género e, graças a Deus, consegui ficar em terceiro lugar. Estou feliz, foi resultado de muitos treinos. Agora já me sinto uma verdadeira atleta”, afirmou. Isabel Abdala
-
CULTURA11 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO12 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrás
O homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA3 meses atrás
Governo elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE8 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial