ECONOMIA
Defende apoio directo ao Governo: Jaime Neto diz há desafios na monitoria das acções financiadas pelos EUA em Nampula
O Secretário de Estado na Província de Nampula, defendeu recentemente diante de senadores dos Estados Unidos, que visitaram a província, a importância de o governo norte-americano e sua principal agência de desenvolvimento, a USAID, direccionarem seu apoio directamente ao Governo, em vez de às organizações da Sociedade Civil, como meio de facilitar o controlo total da implementação das acções.
Jaime Neto, que mesmo assim reconhece o papel das organizações da Sociedade Civil, no desenvolvimento da Província de Nampula, acredita que o actual sistema de distribuição de apoio para organizações da sociedade civil dificulta a fiscalização da efectivação dos acordos firmados entre a instituição e o financiador.
“A nossa preocupação, é que este apoio que o Governo Americano dá em termos de desenvolvimento, seria ideal, que o dinheiro fosse direcionado ao Governo, para poder fazer aplicação ao nível da província de Nampula directamente, não por meio de parceiros”, disse o Secretário de Estado, que acredita que o apoio directo ao Governo, seria mais eficaz na execução das actividades planificadas em um projecto específico.
“Ajudará tanto ao Conselho Executivo Provincial, assim como o Conselho de Representação do Estado na Província, a fazer a monitoria das actividades que têm lugar.”
Segundo o Secretário de Estado na Província de Nampula, o actual formato no qual a USAID fornece financiamento directo para as organizações não é eficiente para o Governo, visto que é complicado ter uma compreensão clara das actividades implementadas pelas organizações.
“Iríamos saber concretamente o que acontece na área de nutrição, no programa alargado de vacinação, na área de saúde sexual reprodutiva, mesmo na área financeira que apoiam as famílias no empoderamento das mulheres e das raparigas”, afirmou o Secretário de Estado antes de esclarecer que “em termos de parceiros, há essa cooperação, estamos com eles, mas há alguma dificuldade concretamente em saber sobre a implementação.”
Millennium Challenge Corporation para Nampula
O Governo de Moçambique, em parceria com a Millennium Challenge Corporation dos Estados Unidos da América, está a implementar um acordo de 537,5 milhões de dólares, que visa abordar os problemas de desenvolvimento no país, com foco especial na província da Zambézia.
Durante o encontro com parlamentares americanos, realizado recentemente em Nampula, o Secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, solicitou a expansão do programa para a província de Nampula.
Jaime Neto, sustentou o seu pedido com o facto de a província de Nampula ser uma que enfrenta grandes desafios, especialmente em relação à deterioração das estradas e pontes. Raufa Faizal
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas