DESTAQUE
Daniel Chapo promete acabar o terrorismo em Cabo Delgado com determinação
O Secretário-geral interino do Partido FRELIMO e candidato à presidência, Daniel Francisco Chapo, afirma que assim como Moçambique conseguiu vencer o colonialismo português e a RENAMO durante os 16 anos de guerra para restaurar a paz, muitas vezes ameaçada, o país irá vencer com igual determinação o terrorismo em Cabo Delgado.
É fundamental, segundo o candidato da Frelimo, que haja coesão entre os moçambicanos. Ele diz que os moçambicanos não devem aceitar que sejam divididos, uma vez que a unidade nacional é a chave para superar qualquer obstáculo.
Segundo Daniel Chapo, desde a época em que o país alcançou a independência em 1975, tem havido frequentemente períodos de instabilidade. No entanto, graças à unidade do povo moçambicano e à determinação dos presidentes que governavam a nação, foi possível superar os desafios.
“Nós sabemos que desde que houve a independência sempre houve desestabilização em Moçambique, mas os nossos presidentes sempre trabalharam para restabelecer. O nosso presidente Chissano assinou o acordo geral de Paz para terminar a guerra dos 16 anos. Sempre houve eleições de cinco em cinco anos e quando terminavam havia desestabilização no nosso país. O nosso presidente Filipe Nyusi trabalhou bastante para restabelecer a paz na zona centro, onde principalmente em Sofala e Manica a população morria quase todos os dias, mas trabalhou para restabelecer a paz”, disse Chapo. Ele afirmou que pretende se basear nos mesmos ideais, daí que acredita que Cabo Delgado será capaz de se livrar da violência armada.
“Temos que continuar a trabalhar para que os nossos irmãos em Cabo Delgado, que sofrem com o terrorismo, possam realmente parar de sofrer deste terrorismo.”
Daniel Chapo garantiu que no seu governo a paz continuará sendo uma das principais prioridades, ao acreditar que a paz é um valor essencial que deve ser protegido por todos.
“Não há nenhum país no Mundo que se desenvolva sem a paz. A paz é fundamental para o desenvolvimento”, disse Daniel Chapo, afirmando ser fundamental que os moçambicanos permaneçam unidos para superar os obstáculos que ainda impedem o desenvolvimento.
“Minhas irmãs, meus irmãos, vamos combater os raptos, vamos combater o terrorismo, vamos combater todos aqueles males que baram o desenvolvimento de Moçambique. Vamos continuar a desenvolver para haver mais água, escolas e hospitais para as nossas populações”, disse Chapo, explicando que será igualmente prioridade do seu governo captar investimentos.
Daniel Chapo falava no Aeroporto Internacional de Nampula, onde foi recebido nesta Quarta-feira (10 de Julho). Chapo afirmou que tanto ele quanto o partido Frelimo representam a esperança dos moçambicanos para superar os desafios que assolam o país. Ele está confiante de que com a FRELIMO, Moçambique conseguirá superar todos os obstáculos, porque segundo as suas palavras não há melhor partido e candidato do que a FRELIMO e Daniel Chapo.
“A FRELIMO sabe quais são as reais preocupações da população, sabe o que realmente a população de Nampula precisa. Há outros que estão a se candidatar, se lhes perguntar onde fica Memba, ninguém vai responder, onde é que fica Murrupula, Rapale, Angoche, Ilha de Moçambique, Nacala… não vão conhecer. Por isso, vamos continuar a trabalhar para resolver as preocupações das populações”, disse Chapo, confiante na sua capacidade de resolver os desafios do país, especialmente no que se refere aos jovens que lutam com o desemprego. Ele enfatizou que o seu governo irá priorizar investimentos na educação técnica profissional, visando garantir um futuro promissor para a juventude. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas