DESTAQUE
Calma da manhã em Nampula é quebrada por apoiantes de Venâncio Mondlane
Cidade de Nampula (até 13h): Nas primeiras horas da manhã a cidade de Nampula se apresentava bastante tranquila, como de costume. Pouco antes das 8 horas, horário acordado para a interrupção do tráfego rodoviário, jovens que apoiam Venâncio Mondlane começaram as suas mobilizações em pontos estratégicos da cidade, na Avenida do Trabalho, a qual é quase parte da estrada nacional número um. Além disso, os jovens também se posicionaram na Rua da Unidade, que leva à área da Presidência da República em Nampula, onde reside o secretário de Estado da província de Nampula, Jaime Neto. Essa via também proporciona acesso à Albufeira de Nampula e a Namicopo, região a qual foi o foco de conflitos no início da actual quarta fase de manifestações convocadas por Venâncio Mondlane.
Às 8 horas, os veículos transitavam normalmente, pois nenhum motorista decidiu, por vontade própria, aderir à paralisação promovida por Venâncio Mondlane. Isso fez com que os jovens apoiantes de Venâncio, tentassem impor a interrupção. Foram erguidas barricadas, mas a polícia rapidamente interveio, utilizando gás lacrimogéneo, o que fez com que a situação voltasse ao normal. Os carros circularam por alguns minutos, mas, pouco tempo depois, os jovens se reorganizaram e bloquearam novamente as duas vias (Avenida do Trabalho e a Rua da Unidade), principalmente em vários pontos da Avenida do Trabalho, incluindo o centro, Sipal e Faina.
Até o encerramento desta matéria, às 13h, a atmosfera era de completo impedimento.
Jaime Neto em dia de folga forçada
O secretário de Estado na Província de Nampula, Jaime Neto, que vive nas proximidades da Presidência da República , na cidade de Nampula, não foi trabalhar hoje, pois a rota principal que utiliza para se deslocar até o seu gabinete de trabalho foi bloqueada pelos manifestantes.
Bloqueado comboio de transporte de carvão para Nacala-A-Velha
Apoiantes de Venâncio Mondlane em Nampula ergueram barricadas na linha ferroviária, que atravessa a cidade de Nampula, o que resultou na interrupção do percurso de um comboio que transporta carvão mineral de Moatize, na província central de Tete, até o distrito de Nacala-a-Velha.
Parar o comboio não foi o bastante. Os protestantes invadiram o comboio e ergueram a bandeira de Venâncio Mondlane, enquanto gritavam seu nome repetidamente.
Dois mortos numa cena chocante
Uma gravação amadora que se espalhou rapidamente após sua filmagem exibe duas pessoas atingidas pela polícia mortalmente na Avenida do trabalho na zona da Faina. De acordo com informações, os agentes da policia que dispararam contra os dois indivíduos, considerados mortos no vídeo, apareceram apenas para atirar e em seguida desapareceram.
Comércio em stand-by
Estabelecimentos comerciais situados tanto no começo da rua da Unidade quanto na avenida do Trabalho, especialmente na agitada área da Sipal, precisaram encerrar as suas actividades. Apesar de Venâncio Mondlane ter mencionado em uma transmissão ao vivo que os moçambicanos deveriam ir ao trabalho, as lojas foram fechadas por motivos de segurança, já que a região se vê dominada pelo fumo resultante da queima de pneus nas ruas. As pequenas bancas utilizadas pelos de agentes que se dedicam à actividade de Mpesa, E-mola e M-kesh foram destruídas e utilizadas para a queima de pneus.
CMCN mobiliza viaturas de reboque para aliviar o bloqueio de vias na cidades
O Conselho Autárquico de Nampula, por meio da vereação de Transportes, Comunicação e Tecnologias, mobilizou viaturas de reboque e prestadores de serviço para a remoção de veículos que estejam obstruindo o tráfego na cidade, no contexto das manifestações de Venâncio Mondlane.
Nas primeiras horas da manhã, o Conselho Municipal de Nampula utilizou as suas redes sociais para solicitar aos cidadãos, especialmente aos motoristas, que não participassem da paralisação e do estacionamento de veículos nas vias. Esse acto pode causar problemas e engarrafamentos, dificultando o acesso das pessoas que realmente precisam, como pacientes crónicos, gestantes, ambulâncias e carros funerários, aos seus destinos.
Para o Conselho Municipal da Cidade de Nampula, para viaturas na via pública é uma conduta que configura violação às normas de trânsito, podendo comprometer a segurança rodoviária e provocar congestionamentos prejudiciais à mobilidade na nossa cidade. Raufa Faizal e Vânia Jacinto
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas