DESTAQUE
Arcénio Cuco defende investimento em princípios democráticos
O académico de Moçambique, Arcénio Cuco, enfatiza a importância de os movimentos sociais, a sociedade civil e as universidades investirem no ensino dos princípios democráticos, a fim de promover uma compreensão genuína da cidadania nas agremiações políticas.
Cuco afirma que a violência não deve prevalecer, nem a origem militar dos partidos, em processos tão significativos quanto a selecção de candidatos eleitorais.
O académico falava no começo da tarde deste Domingo (14 de Abril), após o impedimento de um protesto dos jovens, enquanto a reunião da comissão política da Renamo, o principal partido político em Moçambique, acontece.
“As ocorrências actuais evidenciam a necessidade de um esforço contínuo para fortalecer a Democracia em Moçambique. É fundamental compreender que o país ainda é relativamente jovem, o que indica que ainda há um longo percurso a ser percorrido”.
O estudioso afirma que a maioria dos desentendimentos que acontecem nos partidos políticos em Moçambique derivam da interferência militar. Ele argumenta que é fundamental desmilitarizar as mentalidades militares nos partidos políticos, o que, segundo ele, requer a participação activa das universidades, sociedade civil e outros agentes sociais em Moçambique.
“É fundamental ressaltar que, actualmente, os principais partidos em Moçambique ainda têm como base a militarização, sendo originários de movimentos armados, o que indica que levará um longo tempo para se desenvencilhar dessa mentalidade bélica. Nota-se que os generais de destaque permanecem com grande influência dentro desses partidos. Portanto, é necessário um esforço sério para consciencializar os partidos moçambicanos de que a Democracia não deve ser associada à violência”.
“Precisamos evidenciar que a violência e a origem militar dos partidos não devem prevalecer em processos tão significativos como este em que estamos envolvidos, relacionado às eleições que devem fortalecer a Democracia no país”.
Em uma extensa entrevista dada ao Rigor, Arcénio Cucu aborda a lentidão do procedimento de selecção dos candidatos às eleições gerais nos partidos mais relevantes, FRELIMO, MDM, e também na RENAMO, mencionando a actuação da polícia em protestos e principalmente os recentes eventos dentro da RENAMO.
Arcénio Cuco que é docente universitário que estuda sobre processos de democratização, política internacional, conflitos, violência e crime, comenta na entrevista sobre as eleições e antecipa alta abstenção eleitoral, devido à desmotivação principalmente dos jovens com os actuais eventos dentro da RENAMO. Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas