Connect with us

DESTAQUE

Venâncio Mondlane chega a Moçambique e assume “eleição popular” no Aeroporto de Maputo

Publicado há

aos

Assim que chegou ao Aeroporto Internacional de Maputo, Venâncio Mondlane, que se auto intitula candidato eleito pelo povo, fez uma espécie de juramento de posse como eleito, sem aguardar a data prometida, 15 de Janeiro próximo.
Diante de jornalistas e alguns apoiadores presentes no local da entrevista, Venâncio declarou: “Eu, Venâncio Mondlane, presidente eleito pelo povo, não pelo Conselho Constitucional ou pelo CNE, mas pelo povo moçambicano genuinamente, juro por minha honra servir a pátria moçambicana e aos moçambicanos, respeitar a Constituição da República e as leis, e dedicar minhas energias físicas, psicológicas, intelectuais e até emocionais ao benefício desta terra, para que, em cinco anos ou dez anos, ela se torne uma das grandes nações do Mundo.”
Venâncio ressaltou que esse juramento era feito na qualidade de candidato eleito pelo Povo.
Em suas declarações, ele não mencionou se iria boicotar a investidura do presidente eleito, Daniel Chapo, mas afirmou que estava de volta a Moçambique com três propósitos: quebrar a narrativa de que não participa do diálogo por estar no exterior, testemunhar o genocídio em curso e responder às acusações que pesam sobre nos tribunais moçambicanos.
“Vou adicionar mais um objectivo, talvez o mais importante: desejo estar presente nos bons e maus momentos como um elemento activo para apresentar minhas ideias e debater as agendas de desenvolvimento do país. Quero realizar isso aqui, independentemente dos riscos envolvidos, e lutar por este país”, declarou Venâncio Mondlane no seu discurso que marca fim há quase dois meses em parte incerta.
Lembre-se de que, nesse intervalo, Venâncio conduziu protestos populares em busca de reivindicações relacionadas aos resultados das eleições, que proclamaram como vencedor o candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo. Raufa Faizal

 

 

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas