SOCIEDADE
UniRovuma autoproclama-se líder em pesquisa académica no Norte do país

Após cinco anos de desmembramento da antiga UP, a Universidade Rovuma (UniRovuma) em Nampula afirma ter se tornado a principal instituição académica na região Norte do país, graças ao fortalecimento da pesquisa e da extensão, o que não apenas permitiu atender às necessidades de pesquisa na região, mas também aumentar as fontes de financiamento para projectos.
O Reitor da Universidade Mário Brito dos Santos afirma que, devido a essa determinação, a instituição universitária está ampliando sua capacidade em termos materiais, conseguindo adquirir diversos materiais didácticos, de laboratório e oficinas, com recursos provenientes do financiamento. Além disso, houve um aumento no número de infra-estruturas de vários tipos, o que possibilitou a introdução de novos cursos, principalmente nas áreas de ciências naturais, matemática e engenharias.
“O empenho da Universidade Rovuma nos primeiros cinco anos de existência permitiu que a Universidade elaborasse o plano estratégico 2023–2032, uma acção que contou com o apoio técnico e financeiro da UNESCO”, disse.
O reitor disse que, além dessas iniciativas nos últimos cinco anos, a Universidade Rovuma conseguiu expandir o quadro de professores com doutorado em diversas áreas de conhecimento, totalizando actualmente 99 docentes, a maioria formada em universidades estrangeiras.
“Os primeiros cinco anos da UniRovuma foram caracterizados por empenho pelos membros da comunidade universitária, em particular do corpo docente, administrativo e discente nas províncias de Nampula, Cabo-Delgado e Niassa, onde se encontra representada”, disse.
Mário Brito exemplificou que a presença daquela universidade entre os seiscentos cientistas juniores no cenário global é um facto claro de que a UniRovuma estabeleceu uma base sólida no meio académico mundial.
“Temos a comemorar o sucesso de vários nossos docentes que estão tendo suas formações no exterior, representando da melhor forma a UniRovuma e Moçambique a nível da comunidade académica internacional. Como um dos exemplos a realçar é do Prof. Doutor Domingos Lusitâneo Macuvele, nosso docente bolseiro no Brasil, que faz parte da lista dos 600 melhores cientistas juniores do Mundo. Estando ele, nos últimos tempos, a representar em cada semestre os doutores desse calibre no Japão, Alemanha, Canadá, EUA e Brasil”, expressou Mário Brito dos Santos. Raufa Faizal
-
CULTURA6 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE9 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO7 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO8 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO9 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE11 meses atrás
Aumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
SOCIEDADE3 meses atrás
Governador de Nampula ordena retirada urgente de obstáculos ao redor da residência oficial
-
OPINIÃO8 meses atrás
A Cidade Vermelha