SOCIEDADE
Tráfico de pessoas diminui em Nampula
Graças à conscientização das comunidades sobre o tráfico de pessoas, a Procuradoria Provincial de Nampula diz estar a constatar que os criminosos diminuem as suas actividades ilícitas relacionadas com o negócio de pessoas na província.
No ano passado, a província de Nampula teve apenas três ocorrências de tráfico de pessoas, e até agora, neste ano, a província identificou somente um caso no distrito de Malema. Esses números indicam que as campanhas de conscientização nas comunidades estão sendo eficazes na prevenção desse tipo de crime, como destacado pelo Procurador Chefe Provincial de Nampula, Oswaldo Rafael.
“Até o momento, existe um caso em Malema, onde o caso está em fase de instrução e ainda não foi julgado. Acreditamos que isso se deve às acções realizadas pelos parceiros, grupos de referência que se opõem e repudiam esse tipo de atitudes”, pontuou Oswaldo Rafael, ressaltando também a importância do envolvimento da sociedade civil na disseminação de mensagens que desencorajam tais práticas.
“Isso se torna alarmante porque se trata de um comportamento negativo e prejudicial para a sociedade, uma vez que 80% das vítimas de tráfico de pessoas são mulheres e crianças. Conhecemos a importância das crianças por serem o futuro da nação, e as mulheres desempenham um papel fundamental como geradoras e educadoras da sociedade. Portanto, essa situação certamente preocupa toda a comunidade”, mencionou o procurador ao explicar que o Ministério Público em Nampula tem realizado uma série de actividades, incluindo investigações, palestras, treinamentos, fiscalizações e vigilâncias.
“Esses actividades têm ocorrido para resolver essa situação. Acreditamos ser benéfico, pois percebemos que as pessoas estão cada vez mais conscientes a cada palestra e formação que realizamos. Sentimos que as pessoas estão cada vez mais informadas de que o tráfico de pessoas é algo prejudicial.”
Na província de Nampula, o tráfico de pessoas é mais comum nos distritos e os principais alvos são as mulheres e crianças, segundo o Procurador Oswaldo Rafael.
Conforme o Procurador Chefe Provincial de Nampula, as procuradorias distritais têm realizado regularmente palestras de repúdio ao tráfico de pessoas, solicitando o envolvimento da sociedade civil na liderança das iniciativas de repúdio e vigilância para combater a prática na província de Nampula.
Na cidade de Nampula, a Associação Aliança Comunitária tem se destacado por sua actuação na consciencialização das comunidades sobre a luta contra o tráfico de pessoas.
Ercio dos Santos Lopes, o Director-Executivo da organização, enfatiza o compromisso do seu grupo em seguir realizando iniciativas de consciencialização nas comunidades, visando combater essa ameaça que preocupa a todos.
A Associação Aliança Comunitária, como integrante do grupo de referência na protecção à criança, reitera o seu comprometimento em garantir a segurança e bem-estar das crianças e mulheres, combatendo todas as formas de violência.
“Temos presenciado muitas crianças sendo expostas a essas situações, não apenas ao tráfico de menores, mas também sujeitas a outros problemas, como o trabalho infantil e o tráfico interno. Presenciamos casos de exploração infantil. Muitas vezes, crianças são enganadas com falsas promessas de oportunidades melhores nas cidades, porém ao chegarem são submetidas à condição de empregadas e escravas.” A fonte disse ser importante que a população denuncie esses crimes para evitar que continuem a acontecer.
Segundo Ercio dos Santos Lopes, a sua organização irá conduzir uma investigação a nível da província, com o objectivo de compreender quantitativamente os impactos que o tráfico de pessoas e outras violações relacionadas causam na vida das crianças. Losangela Mussa
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas