ECONOMIA
Retomadas obras do Hospital Distrital de Meconta
O Governo retomou, esta quarta-feira (28), as obras de construção do Hospital Distrital de Meconta, na província de Nampula, após um longo período marcado por paralisações e execução intermitente da empreitada.
As obras de construção do hospital tiveram início em 2016, durante o mandato do então governador Victor Borges, estando orçadas em mais de 179 milhões de meticais. Desde então, o projecto enfrentou vários constrangimentos, o que comprometeu o ritmo normal dos trabalhos.
Na retoma da empreitada, o empreiteiro garantiu que a obra será concluída e entregue até ao final de 2026, assegurando não existirem, neste momento, factores que possam voltar a comprometer o cronograma.
“Comprometemo-nos a entregar a obra até ao final deste ano de 2026. Até ao momento, não tivemos nenhum constrangimento. Neste caso, não há qualquer evento que possa influenciar para que as obras sejam canceladas”, garantiu o encarregado da obra.
Falando à imprensa durante uma visita de trabalho ao local, o governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, afirmou que a futura unidade sanitária irá reforçar significativamente a capacidade de resposta do sector da saúde no distrito de Meconta, com impacto positivo também para os distritos vizinhos.
“A obra está a ser retomada a partir de hoje, segundo a promessa do empreiteiro. Não obstante ele ter mais tempo contratual, garantiu-nos que até ao final deste ano fará a entrega completa da obra”, explicou o governador.
Eduardo Abdula acrescentou que, para além das infra-estruturas inicialmente previstas no projecto, o empreiteiro irá integrar novos espaços no âmbito da sua responsabilidade social, incluindo áreas de espera e acomodação para acompanhantes e doentes provenientes de outros distritos.
Segundo o governador, estas infra-estruturas adicionais visam melhorar as condições de acolhimento de pacientes e familiares que se deslocam de zonas mais distantes para aceder aos serviços de saúde.
Recorde-se que o Hospital Distrital de Meconta, localizado em Namialo, deverá não apenas assistir os doentes do próprio distrito, mas também servir como unidade de referência para distritos circunvizinhos, contribuindo para a melhoria do acesso aos cuidados de saúde na região. Vânia Jacinto
-
SOCIEDADE3 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
CULTURA1 ano atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA7 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO2 anos atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
ECONOMIA2 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe
