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POLÍTICA

Programa de lanche escolar no centro da estratégia da Primeira-Dama contra a desnutrição crónica e abandono escolar

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O Gabinete da Primeira-Dama da República, Gueta Selemane Chapo, elegeu o programa de lanche escolar como prioridade para combater a desnutrição crónica e reforçar a retenção das crianças nas escolas. O anúncio foi feito esta quinta-feira(30), durante a abertura da 1.ª Reunião Nacional de Planificação, realizada em Nampula.

Na ocasião, Gueta Chapo sublinhou que a planificação nacional deve ser mais do que um exercício técnico, devendo assumir-se como um compromisso pelo bem-estar das populações mais vulneráveis. Sublinhou ainda que cada acção e cada projecto do gabinete deve traduzir-se em impacto real na vida das famílias.

Com especial enfoque, a Primeira-Dama destacou que a atenção deve recair sobre as crianças, mulheres, raparigas, pessoas com deficiência e pessoas com albinismo, sectores da sociedade que continuam a enfrentar desigualdades marcantes.

O encontro de dois dias tem como objectivo harmonizar instrumentos de intervenção e analisar a proposta do Plano Estratégico do Gabinete da Primeira-Dama, que contempla iniciativas como carteiras escolares e o reforço do programa de lanches, consideradas decisivas para promover a equidade, a inclusão social e o desenvolvimento integral da criança.

A Primeira-Dama apelou também à transparência na execução dos apoios mobilizados pelo gabinete, salientando que estes devem chegar a quem realmente precisa, sem desvio de finalidade. Reafirmou que a planificação é a chave do sucesso, permitindo que os resultados tenham impacto directo no bem-estar das comunidades.

Durante a reunião, Gueta Chapo reconheceu que persistem desigualdades que afectam de forma particular crianças, mulheres, raparigas, pessoas com deficiência e pessoas com albinismo, alertando que a planificação deve ser mais inclusiva e orientada para o equilíbrio social.

No encerramento, defendeu que as actividades do gabinete devem ir além do carácter técnico e assumir-se como um acto de compromisso com a transformação social, assegurando que cada iniciativa contribua para combater a desnutrição, manter as crianças na escola e reforçar a inclusão social em todas as províncias do país.

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