POLÍTICA
Programa de lanche escolar no centro da estratégia da Primeira-Dama contra a desnutrição crónica e abandono escolar
O Gabinete da Primeira-Dama da República, Gueta Selemane Chapo, elegeu o programa de lanche escolar como prioridade para combater a desnutrição crónica e reforçar a retenção das crianças nas escolas. O anúncio foi feito esta quinta-feira(30), durante a abertura da 1.ª Reunião Nacional de Planificação, realizada em Nampula.
Na ocasião, Gueta Chapo sublinhou que a planificação nacional deve ser mais do que um exercício técnico, devendo assumir-se como um compromisso pelo bem-estar das populações mais vulneráveis. Sublinhou ainda que cada acção e cada projecto do gabinete deve traduzir-se em impacto real na vida das famílias.
Com especial enfoque, a Primeira-Dama destacou que a atenção deve recair sobre as crianças, mulheres, raparigas, pessoas com deficiência e pessoas com albinismo, sectores da sociedade que continuam a enfrentar desigualdades marcantes.
O encontro de dois dias tem como objectivo harmonizar instrumentos de intervenção e analisar a proposta do Plano Estratégico do Gabinete da Primeira-Dama, que contempla iniciativas como carteiras escolares e o reforço do programa de lanches, consideradas decisivas para promover a equidade, a inclusão social e o desenvolvimento integral da criança.
A Primeira-Dama apelou também à transparência na execução dos apoios mobilizados pelo gabinete, salientando que estes devem chegar a quem realmente precisa, sem desvio de finalidade. Reafirmou que a planificação é a chave do sucesso, permitindo que os resultados tenham impacto directo no bem-estar das comunidades.
Durante a reunião, Gueta Chapo reconheceu que persistem desigualdades que afectam de forma particular crianças, mulheres, raparigas, pessoas com deficiência e pessoas com albinismo, alertando que a planificação deve ser mais inclusiva e orientada para o equilíbrio social.
No encerramento, defendeu que as actividades do gabinete devem ir além do carácter técnico e assumir-se como um acto de compromisso com a transformação social, assegurando que cada iniciativa contribua para combater a desnutrição, manter as crianças na escola e reforçar a inclusão social em todas as províncias do país.
-
CULTURA1 ano atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE1 ano atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala
-
ECONOMIA4 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
OPINIÃO1 ano atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
DESTAQUE1 ano atrásAumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula.
-
POLÍTICA5 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
