Connect with us

POLÍTICA

Plataforma Decide aponta Nampula como epicentro de irregularidades eleitorais

Publicado há

aos

Decorridos 25 dias desde o início da campanha eleitoral, a 24 de Agosto passado, uma análise da Plataforma eleitoral, Decide, divulgado nesta Quarta-feira (18.09.2024), apontou a Província de Nampula como a líder em ilícitos eleitorais, especialmente ligados ao uso de viaturas do Estado para suportar campanhas eleitorais e à colocação de panfletos em sinais de trânsito.

A análise da Plataforma Decide, incide para quatro províncias moçambicanas, nomeadamente, Nampula, Niassa, Cabo-Delgado e Zambézia.

Segundo a análise, a Província de Nampula registou, cinco casos de utilização de viaturas do Estado em campanhas eleitorais, nos últimos 25 dias, seguida por Niassa e Zambézia, com três casos cada. Por sua vez, Cabo Delgado, ficou em último lugar, com apenas um caso registado.

Nampula, está no topo das estatísticas da plataforma Decide, em relação aos panfletos fixados em sinais de trânsito, com 10 ocorrências. Niassa, ocupa o segundo lugar com 7 casos, seguido por Zambézia em terceiro, com 6 casos e Cabo Delgado com 4 casos.

A Plataforma Decide (IDES e CASCeD) em parceria com a h2n, no âmbito do Projecto CORAGEM, está a efectuar a monitoria da campanha eleitoral nos diversos pontos do país, com maior destaque as zonas centro(Zambézia) e Norte (Nampula, Cabo Delgado e Niassa), através de 200 observadores posicionados no terreno. Raufa Faizal

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas