Connect with us

DESTAQUE

No seu último acto público em Nampula, Nyusi destaca avanços no acesso à justiça

Publicado há

aos

A poucos dias de se despedir do cargo de Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou nesta Quarta-feira (9.01.2024) que contribuiu significativamente para o acesso e a provisão de justiça aos cidadãos moçambicanos.

Em um discurso feito após a inauguração, na cidade de Nampula do edifício que agora abriga o Tribunal Superior de Recursos, Filipe Nyusi mencionou que, ao assumir o cargo de presidente, o país carecia de tribunais com estruturas adequadas que elevasse a sua autoridade e tornassem o acesso à justiça mais fácil para o povo.

“Ficava muito mau, ir ao tribunal sentar no chão ou num armazém, havia casos de armazéns, antigas casas de cultos, mas não foi porque não queria se fazer, as prioridades são inúmeras. Decidimos fazer parte da solução no nosso modelo de governar, por isso no âmbito da nossa contratação constitucional, assumimos o compromisso com o judiciário, para enfrentar os desafios de assegurar a maior e melhorar a justiça, estimulando a sua eficiência através de construções de infraestruturas condignas e próximas aos cidadãos”.

Todavia, Nyusi afirma que a implementação da iniciativa Presidencial “um distrito, um tribunal” facilitou e contribuiu para o acesso à justiça em Moçambique, levando à edificação de 51 edifícios e 23 em fase de construção.
“Esse representa um legado nas infraestruturas que deixamos para o sector da justiça. De um lado, tínhamos o desejo de realizar muito mais; queríamos avançar ainda mais. No entanto, olhamos para o futuro com a sensação de que cumprimos nossa missão dentro das condições que tínhamos. Acreditamos que o que foi deixado será desenvolvido com ainda mais excelência, já que fizemos o melhor que pudemos nas circunstâncias actuais”, afirmou Filipe Jacinto Nyusi. Vânia Jacinto

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas