DESTAQUE
Nampula vai crescer em 2025, apesar dos ciclones e protestos.
 
																								
												
												
											Governador anuncia criação de 76 mil empregos e expansão económica de 5%
Apesar dos impactos negativos provocados por manifestações populares e pelos efeitos do ciclone que atingiram a província nos últimos meses, Nampula projecta um ano de crescimento económico e criação massiva de empregos. A garantia foi dada esta semana pelo governador Eduardo Abdula, durante a apresentação do Plano e Orçamento Provincial 2025 aos membros da Assembleia Provincial.
Segundo o documento oficial, o Governo Provincial estima um crescimento da produção global em 5%, passando de 141,6 mil milhões de meticais em 2024 para 148,7 mil milhões em 2025. Este impulso deverá reflectir-se directamente no mercado laboral, com a criação de cerca de 76 mil novos postos de trabalho, dos quais 42 mil serão ocupados por mulheres.
A nível da indústria, prevê-se um salto significativo na produção, com um aumento de 30%, de 30 mil milhões para 39 mil milhões de meticais. No comércio agrícola, a comercialização de produtos diversos deverá crescer 2%, passando de 5,4 para 5,5 milhões de toneladas.
“Apesar dos constrangimentos vividos, estamos a lançar as bases para uma economia mais inclusiva, resiliente e orientada para resultados concretos na vida das populações”, afirmou Eduardo Abdula.
Entre as metas destacadas para o ano económico de 2025 está o reforço da receita pública, com um crescimento estimado de 37% em relação a 2024, impulsionado pelos sectores da cultura, turismo, agricultura, pescas e obras públicas. Do lado da despesa, prevê-se um aumento de 65%, totalizando 1,8 mil milhões de meticais, valor que deverá viabilizar várias intervenções estruturantes em toda a província.
No sector social, o plano contempla a requalificação de 43 escolas e a construção de 95 novas salas de aula, além da contratação de 520 professores e 774 profissionais de saúde. Destaca-se ainda a admissão de 2.903 alfabetizadores e a promoção de 4.216 estágios pré-profissionais, visando acelerar a capacitação e inserção de jovens no mercado de trabalho.
Também no sector social, o plano prevê o fortalecimento da rede de saúde com mais partos institucionais, redução da mortalidade materna e expansão da vacinação. Na juventude, destaca-se a distribuição de 92 kits de auto-emprego e formação de jovens em liderança e empreendedorismo.
Em matéria de infra-estruturas, serão mantidos e reabilitados mais de 2.500 km de estradas, construídas pontes, sistemas de abastecimento de água e infra-estruturas escolares e sanitárias em diversos distritos.
O documento reforça ainda a aposta numa governação transparente e participativa, com maior envolvimento dos cidadãos na planificação e fiscalização da gestão pública.
“O nosso compromisso é com uma Nampula que cresce para todos, onde nenhum distrito fica para trás”, disse o Governador de Nampula Eduardo Abdula. Faizal Raimo
- 
																	   CULTURA1 ano atrás CULTURA1 ano atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra” 
- 
																	   SOCIEDADE1 ano atrás SOCIEDADE1 ano atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora 
- 
																	   DESPORTO1 ano atrás DESPORTO1 ano atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação 
- 
																	   OPINIÃO1 ano atrás OPINIÃO1 ano atrásO homem que só gostava de impala 
- 
																	   ECONOMIA4 meses atrás ECONOMIA4 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos 
- 
																	   OPINIÃO1 ano atrás OPINIÃO1 ano atrásDo viés Partidocrático à Democracia (Participativa) 
- 
																	   DESTAQUE1 ano atrás DESTAQUE1 ano atrásAumenta número de estabelecimentos clandestinos de apostas na cidade de Nampula. 
- 
																	   POLÍTICA5 meses atrás POLÍTICA5 meses atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações 

 
																	
																															 
			 
											 
											 
											 
											 
											