Connect with us

CULTURA

Museu Nacional de Etnologia regista pouco mais de três mil visitantes

Publicado há

aos

O Museu Nacional de Etnologia em Nampula registou, durante o ano passado, 3.175 visitantes dos quais, 1300 visitas de cidadãos de nacionalidade estrangeira, o restante são nacionais particularmente estudantes de ensino superior que escalam aquele local para produção de trabalhos científicos.

O director do Museu Nacional de Etnologia em Nampula, Pedro Teplo, disse ao “Rigor” que 1875 estudantes que visitaram a instituição justificam-se porque “nós temos emitidos cartas a convidar as escolas para visitar o museu. O nosso Museu está no interior, a maior parte dos turistas que vem à nossa província vai directamente para zonas costeiras”.

Com vista aumentar o número de visitantes nacionais, o responsável desafiou as instituições de ensino superior a produzir trabalhos científicos que versam sobre o percurso do Museu Nacional de Etnologia para que a sociedade Moçambicana conheça a sua verdadeira história.

As instituições de ensino têm muito que aprender com os museus. Os professores devem considerar o museu como um aliado natural no processo de busca de conhecimentos, neste caso concreto na área de etnologia e etnografia temos aqui no museu a parte de artesão, oleiros, escultores. Seria bom que os alunos fossem orientados a explorar mais sobre o Museu”

Das várias universidades existentes na província, o Director do Museu Nacional de Etnologia apontou a Faculdade de Ciências Sócias e Humanas da Universidade Lúrio da Ilha de Moçambique como a maior utilizadora do espaço.

As universidades devem trabalhar em colaboração connosco para dar o apoio técnico necessário, mais por outro lado, como forma de obrigar aos estudantes a fazerem algumas pesquisas e posteriormente fazer-se divulgação. Estariam a ajudar a fazer promoção da nossa cultura”, disse Pedro Teplo, para quem o Museu tem muitos artefatos que precisam ser trabalhados e divulgados.

Saide Sandar

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas