ECONOMIA
Luís Giquira diz que mercado de peixe poderá transformar a economia do Norte de Moçambique
O presidente do Conselho Municipal Autárquico de Nampula, Luís Giquira, diz que a economia da cidade será impulsionada pela construção do novo mercado de peixe. As obras, iniciadas nesta Segunda-feira, visam estabelecer o único mercado de referência na província de Nampula e na região Norte do País para a comercialização de produtos pesqueiros.
Luís Giquira afirmou que a conclusão do referido empreendimento poderá resultar em melhores condições para a conservação e comercialização de peixe no mercado. O projecto, que tem um custo estimado em pouco mais de 1 milhão de dólares, incluirá máquinas de refrigeração e novas bancadas, o que impulsionará o crescimento económico, diz Giquira.
Financiados pela A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) uma fundação sediada na Suíça, as obras de construção do mercado tem a duração de 8 meses.
“Sabemos todos nós, que todo pescado do nosso litoral, deságua para este mercado e nós não temos mar próximo, somos os maiores distribuidores de pescado ao nível da zona Norte. Daqui é possível comprar diversos produtos alimentares, entre eles frescos e secos, com a requalificação desse espaço, pretendemos garantir que as trocas comerciais sejam feitas de forma confortável”.
Na ocasião, Luís Giquira, reiterou que a requalificação do mercado, visa a demonstrar o compromisso que o seu governo tem para com a população Nampulense, que desde muitos anos clamavam para a melhoria das condições do mercado.
“A requalificação deste mercado, marca a concretização não só de um sonho de várias gerações de utentes deste mercado, mas também de uma promessa que fizemos à conta da nossa passagem neste local há um ano. Essa data se torna especial para nós. Durante muitos anos em que nossos vendedores, compradores de peixe conviviam num ambiente não digno, mas hoje volvidos nove meses da nossa administração, já se consegue ver a luz da esperança. A partir do mercado Belenenses, aqui onde nos encontramos, procedemos ao lançamento da primeira pedra, que simboliza o início da obra da reabilitação do mercado do peixe”.
O representante da GAIN, Razaque Quive, referiu que, um dos objectivos da entidade que representa para além de melhorar o saneamento do meio, diferente do actual, em que as condições deixam a desejar, um dos objectivos da é de melhorar a nutrição na cidade de Nampula.
“Nós entendemos que o mercado é um ponto de convergência, especialmente o mercado que vamos construir aqui. Em que os vendedores, os consumidores de todos os níveis vão poder estar no mesmo local, acedendo aos instrumentos que eles precisam. Então, estamos muito felizes e estamos confiantes que este projecto vai mudar o cenário da idade de Nampula, no que diz respeito ao acesso à nutrição e acesso a alimentos frescos e nutritivos”. Vânia Jacinto
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas