ECONOMIA
HAIYU investe cerca de oitenta milhões de meticais na asfaltagem da estrada de Ingúri e traz alívio e esperança para os munícipes de Angoche
A empresa Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda em 2021 investiu cerca de 80 milhões de meticais para a asfaltagem da estrada que liga o centro da cidade de Angoche, partindo da Pensão Parapato ao mítico bairro de Ingúri, uma via de grande fluxo que estava em condições precárias de conservação e bastante deteriorada.
A obra completamente reformada é percebida pelas comunidades locais como um factor impulsionador para o desenvolvimento do bairro de Ingúri e do distrito de Angoche como um todo.
Os nossos entrevistados relatam que, antes da asfaltagem da via, esta apresentava condições precárias e passava por deteriorações de maneira recorrente. Para alguns deles, a estrada era um factor de transmissão de doenças, pois gerava uma quantidade significativa de poeira, o que ainda alterava a aparência do bairro, deixando as casas manchadas de vermelho devido ao pó do saibro.
“Embora às vezes comentemos que a HAIYU não faz nada, na verdade, eles estão trabalhando, o povo não sacia”, Momade Jamal Mucuepera Abacar–conhecido por Régulo Likuaro, da comunidade do Ingúri, em Angoche
Claramente contente com a asfaltagem da estrada principal de Ingúri, o referido Régulo afirma que os moradores da sua jurisdição e do distrito, de maneira geral, estão bastante satisfeitos com as acções da Haiyu, em prol do desenvolvimento do Distrito de Angoche.
“A comunidade expressa com grande satisfação a nova estrada. A Haiyu já realizou melhorias significativas, desde a Pensão Parapato até ao Chomar. A estrada que temos agora é bastante superior à anterior, que estava em péssimas condições. Essa asfaltagem é bem mais eficaz”, afirmou Momade Jamal Mucuepera Abacar.
Segundo a fonte, antes da reabilitação, havia diversas dificuldades com os acidentes no local, e os veículos enfrentavam grandes desafios para circular. O Régulo reconhece que além da estrada, diversas infra-estruturas sociais foram melhoradas e outras construídas, fruto das iniciativas de responsabilidade social.
“Quando a estrada estava cheia de buracos, nós, da comunidade, sentíamos os impactos, pois os acidentes aconteciam com frequência, já que os veículos tendiam a se inclinar para os lados. Actualmente, a estrada está bastante boa, embora às vezes comentemos que a Haiyu não faz nada, na verdade, eles estão trabalhando. O Povo não sacia. Assim como Deus, que não faz-tudo de uma vez só, há regiões que recebem chuva enquanto outras desfrutam do sol. Deus é único, e a Haiyu também não poderia construir todas as estradas das 13 comunidades atendidas pela empresa de uma só vez”.
“Entrava muita poeira em minha casa e nos fazia inalar sujeira”, Acha Frank
Frank acredita que a estrada asfaltada pela Haiyu no bairro de Ingúri trouxe grandes melhorias para a mobilidade local. Em uma entrevista, ela relatou que a via trouxe alívio para a comunidade, diminuindo a intensa poeira que antes enfrentavam, a qual causava diversas doenças.
“Nasci e vivi aqui a vida toda. Fico contente com a construção da estrada, pois antes estava cheia de buracos, gerando muita poeira que entrava em minha casa e nos fazia inalar essa sujeira, causando diversas doenças”, comentou
“As condições mecânicas dos nossos carros eram muito péssimas, com o desgaste das peças” Júnior Ussene
Um motorista que preferiu não ser fotografado, mas que se identificou com o nome de Júnior Ussene, utiliza a estrada quase, diariamente, e relata que as condições de tráfego melhoraram significativamente, uma vez que os buracos e os problemas mecânicos que a sua viatura enfrentava, anteriormente, foram reduzidos após a asfaltagem da estrada de Inguri.
“Na minha opinião, a via melhorou bastante. Tive a oportunidade de utilizá-la antes de suas melhorias, e agora ela está super boa. Anteriormente, as condições mecânicas dos nossos carros eram muito péssimas, com o desgaste das peças, mas isso já não ocorre mais. Eu gostaria que houvesse mais melhorias nas estradas.
“No passado ficavámos sujos devido ao saibro”, Nipwela, Táxi Mota
Um condutor de táxi moto, que se apresentou como Nipwela, expressou, claramente, sua satisfação com a recente reconstrução da estrada de Ingúri, afirmando que a via asfaltada pela Haiyu, apresenta melhorias significativas.
“Os tempos de antes são distintos dos actuais, pois no passado costumávamos ficávamos sujos devido ao saibro, enquanto agora observamos que a estrada, está em boas condições. Não há como comparar com os períodos anteriores. Trabalho com táxi-moto e as pessoas que transporto estão contentes com a estrada. Redacção
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas