ECONOMIA
Haiyu investe 321 milhões em projectos sociais e ambientais em Angoche
Nos últimos anos, a Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda, especializada em extracção mineira de areias pesadas em Angoche, investe em mais de 321 milhões de Meticais em projectos de responsabilidade social e ambiental no distrito de Angoche, desde o ano de 2010, contribuindo para o desenvolvimento integral das comunidades afectadas pela extracção mineira.
A informação foi avançada na cidade de Nampula pelo representante da empresa, Amilcar Marremula, durante a apresentação do estudo do impacto socioeconómico e ambiental da exploração de areias pesadas, evento organizado pelo Centro de Integridade Pública (CIP).
Amilcar Marremula, considerou que o investimento acima mencionado foi dividido em 4 fases, sendo que os primeiros 30 milhões, foram destinados no período entre 2010 a 2013. Este valor foi destinado para potenciar o capital humano, no que diz respeito ao financiamento de projectos de educação e saúde, nomeadamente a reabilitação de bloco operatório e construção da casa Morgue do Hospital Rural de Angoche, construção da Escola Primária de Lipuene, Construção da Escola Secundária 25 de Setembro, aquisição de uma viatura para supervisão e aquisição de uma viatura funerária.
Além disso, segundo Amilcar Marremula, para o desenvolvimento económico, uma parte desse valor destinou-se à aquisição de um tractor e as respectivas alfaias agrícolas, incluindo o financiamento de projectos de geração de rendimento, com destaque para projectos de desenvolvimento de turismo.
No segundo período, que compreende 2013 a 2015, a empresa investiu cerca de 21 milhões na expansão da rede eléctrica para as comunidades hospedeiras, como Mulapane, Thopa, Murrua, Nanthapa e Mulaenda.
No terceiro período, a empresa desembolsou cerca de 170 milhões para a abertura de 08 furos de água nas comunidades, construção de uma escola em Cuiricuidji, reabilitação do Centro de Saúde de Sangage, electrificação da comunidade de Namawe, aquisição de uma viatura ambulância, construção e financiamento de cooperativa para a venda de insumos agrícolas em Murrua, atribuição de bolsas de estudo para a formação de quatro raparigas em cursos de saúde e reabilitação da estrada do arco de Cerema a Sangage.
“É importante frisar que neste período, a empresa desembolsou mais 35 milhões para a construção de 09 casas de reassentamento em Thopa, no âmbito do cumprimento das exigências ambientais para acomodar as famílias afectadas pela extracção mineração e 80 milhões para a asfaltagem da estrada da Pensão Parapato ao Ingúri”, referiu Amilcar Marremula.
Desde o ano de 2022 até o momento, já no quarto período, que culminou com a Assinatura do Acordo de Desenvolvimento Local, a empresa investiu cerca de 100 milhões, para a electrificação da comunidade de Nagonha, Construção de 13 alpendres nas comunidades, abertura de 21 furos de água, abertura de 12 poços e construção do Centro de Saúde de Namawe.
Para além de acções de responsabilidade social, segundo Amilcar Marremula, a empresa Haiyu Mozambique Mining, Co. Lda, tem estado a realizar diversas actividades de gestão ambiental para a reabilitação de áreas mineradas, para garantir a contribuir para o bem-estar das comunidades. Losângela Mussa
-
CULTURA2 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO3 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE5 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas
JUYI LI
Setembro 24, 2024 at 12:05 pm
Não acredito isso porque a figura no filme de CIP disse HAIYU NÃO DAZ NADA! Devia seja mentida pela esta empresa, esta empresa seja muito mau, acredito todas informações de CIP, CIP é Deus. Todos nós ter nossa cabeça teve acreditar CIP. CIP NUNCA FALHA!
Mova Otheca
Setembro 24, 2024 at 7:45 pm
Parabéns a empresa Haiyu pela grande contribuição nos projectos de responsabilidade social e ambiental. O texto espelha de forma clara o seu impacto no desenvolvimento das comunidades.
Força e sucessos