SOCIEDADE
Governador de Nampula enaltece papel dos enfermeiros na salvação de vidas
O governador da província de Nampula, Eduardo Abdula, homenageou esta terça-feira (12) os enfermeiros e enfermeiras da província, por ocasião do Dia Internacional do Enfermeiro, reconhecendo o papel da classe na assistência à população.
Numa mensagem dirigida aos profissionais de saúde, o governador destacou os desafios enfrentados diariamente pelos enfermeiros, incluindo as difíceis condições de trabalho em várias unidades sanitárias.
“Trabalham sem luz, sem luvas, às vezes sem esperança… mas nunca sem amor”, afirmou.
Eduardo Abdula considerou que os enfermeiros representam um dos principais pilares do sistema de saúde e do cuidado às comunidades.
“Nampula está de pé porque vocês não caem. Nampula cura porque vocês insistem”, declarou.
Na mensagem assinada como “Tio Salim”, o governador afirmou ainda que os enfermeiros “vestem a dor do povo” e agradeceu o compromisso, humanismo e dedicação demonstrados diariamente pela classe na preservação da vida.
-
SOCIEDADE7 meses atrásUniRovuma abre inscrições para exames de admissão 2026
-
SOCIEDADE2 anos atrásIsaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
CULTURA2 anos atrásVictor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
DESPORTO2 anos atrásReviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO2 anos atrásO homem que só gostava de impala
-
POLÍTICA1 ano atrásGoverno de Nampula com nova cara: nove novos administradores e várias movimentações
-
ECONOMIA11 meses atrásGoverno elimina exclusividade na exportação de feijão bóer e impõe comercialização rural exclusiva para moçambicanos
-
ECONOMIA7 meses atrásVazamento de provas leva ao cancelamento imediato dos exames da 9.ª classe

José Luzia
Maio 12, 2026 at 6:16 pm
Sem dúvida que o serviço dos enfermeiros é socialmente importantíssimo. Por isso de louvar.
Mas, será que a dominante dos profissionais respeitam a sua dignidade e a dos pacientes e tratam estes com carinho e humanidade?
E quem é que pode ignorar a corrupção que Grassa pelo menos no HCNampula na extorsão de dinheiro aos pacientes 3 grávidas para terem atendimento condigno?
Não se critique apenas as falhas do governo em utensílios e medicamentos mas também a falta de ética dos enfermeiros…