Connect with us

RELIGIÃO

Dom Inácio Saúre pede aos fiéis que não confundam sacramentos com graduação à pastor

Publicado há

aos

O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, condendou as atitudes de certos crentes católicos que depois de receberem sacramentos de baptismo e crisma consideram-se graduados e aptos para fundarem suas igrejas.

Durante a celebração eucarística, no sábado passado, que serviu para crismar 252 fiéis, na paróquia de Santa Maria em Nampula, Dom Inácio Saúre, disse que muitas pessoas depois de crismados intitulam-se profetas, evangelistas ou pastores, pelo simples facto de terem tido o privilégio de serem baptizadas e crismadas pela Igreja Católica. Para ele crismar não é sinônimo de graduação. “Mesmo se baptizar e crismar fosse graduação, um graduado que depois de concluir os seus estudos deixa de ler, pesquisar, não se pode chamar de doutor. Seria um doutor ignorante”, disse Saure explicando que “não estou a graduar futuros pastores, mas sim a confirmar e a reforçar a graça baptismal”.

O Arcebispo de Nampula referiu que o crisma é o sacramento que encoraja o fiel e fortalece-o para uma vida de testemunho de amor à Cristo, e não uma graduação a pastor. Por isso, convidou aos recentemente crismados e crentes em geral no sentido de continuarem a cuidar da sua formação crista. “A Vida de fé precisa de ser alimentada da mesma forma que quando uma criança nasce, começa a alimentar- se e cresce. Se nós recebermos o sacramento e interrompemos, não crescemos na fé de Deus”, afirmou o Arcebispo de Nampula, que aproveitou a ocasião para anunciar que Nampula vai acolher, em Maio próximo, a 4ª Assembleia Nacional da Pastoral de Moçambique, um evento religiosos importante que considera de um sinal de bênção para a província.

Importa referir que a primeira Assembleia Nacional da Pastoral de Moçambique teve lugar na cidade da Beira, a segunda e terceira na cidade de Maputo, sendo que a quarta será em Nampula.

Continue Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Lidas