DESTAQUE
Arcebispo de Nampula convoca fiéis a viverem a paixão, morte e ressurreição com generosidade
O Arcebispo de Nampula, Dom Inacio Saúre, convidou os fiéis católicos de toda a arquidiocese de Nampula a viverem intensamente os mistérios da fé, paixão, morte e ressurreição através da prática de boas obras.
Em uma entrevista exclusiva ao Rigor, neste Domingo (24), quando a Igreja Católica celebra o Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, Saúre afirmou que, para os cristãos, a Semana Santa representa o ponto mais alto da celebração do mistério da nossa salvação, com a paixão, morte e ressurreição de Cristo.
“Portanto, é importante estarmos em comunhão com toda a igreja e com todos os que sofrem, rezando para que, de facto, esta morte e ressurreição possam nos proporcionar um momento de nos livrarmos do mal e renascermos para uma vida nova”.
O Arcebispo de Nampula enfatizou que a busca pela santidade deve ser constante e não se limitar apenas à semana santa. Para ele, os fiéis devem cultivar essas virtudes diariamente.
“Demonstrar amor ao próximo, auxiliar aqueles que precisam constantemente, e ter sempre em mente a figura de Jesus Cristo diariamente, adoptando seus ensinamentos”.
O Arcebispo Inácio Saúre expressou sua esperança de que os seguidores de Cristo consigam mergulhar profundamente nos mistérios da fé durante a Semana Santa, reflectindo sobre a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ele afirmou que esse período é uma oportunidade para se renovar, buscando uma vida de fraternidade, paz e amor.
Alguns religiosos entrevistados sobre o tema argumentam que os crentes devem se dedicar a mudanças nesta semana, a fim de renascer espiritualmente.
Wilson Murramba destacou: “Há atitudes que devemos evitar durante a Semana Santa, por ser o momento de preparação para a ressurreição de Jesus Cristo. Todos os fiéis devem se preparar para a Páscoa e buscar a purificação. Neste período, é importante evitar acções negativas que remetem à crucificação de Cristo; devemos também auxiliar os necessitados.” A fonte ressaltou que durante a Semana Santa, as pessoas se engajem em boas obras e apoiem reciprocamente.
Eliana Xavier enfatizou que os fiéis devem evitar ao máximo pecar nesta semana, em vez disso praticar obras de misericórdia. Segundo ela, é um momento de se conectar com Deus, reflectir sobre sua fé e realizar acções que demonstrem o verdadeiro espírito cristão. Para ela, a Semana Santa é um período sagrado e ela pretende seguir os mandamentos desta época, como, por exemplo, abster-se de carne, peixe e outros alimentos que contenham sangue na Sexta-Feira Santa. Além disso, ela destaca que quem não jejuou durante a Quaresma agora é a hora de jejuar e se dedicar a esse propósito.
Uma fiel que não quis ser identificada disse: “A partir da celebração do Domingo de Ramos, cada fiel tem responsabilidades a cumprir, não se limitando apenas a essa data, mas sim durante todo o período da Quaresma. Cada fiel deve se dedicar ao próximo, seja ele necessitado, prisioneiro, doente, ou qualquer outra pessoa que necessite de ajuda. Não devemos fazer as acções de caridade apenas na Semana Santa, mas sim o dia-a-dia de cada fiel, por ser nesse quotidiano que conseguimos impactar de verdade”.
Vale ressaltar que em Nampula muitos católicos se reuniram em suas igrejas e comunidades, carregando ramos como símbolo de celebração. Houve procissões e momentos de reflexão antes de entrarem nas igrejas para as celebrações. Elina Eciate e Raufa Faizal
-
CULTURA3 meses atrás
Victor Maquina faz sua estreia literária com “metamorfoses da terra”
-
SOCIEDADE6 meses atrás
Isaura Nyusi é laureada por sua incansável ajuda aos mais necessitados e recebe título de Doutora
-
DESPORTO4 meses atrás
Reviravolta no Campeonato Provincial de Futebol: Omhipithi FC é promovido ao segundo lugar após nova avaliação
-
OPINIÃO5 meses atrás
O homem que só gostava de impala
-
OPINIÃO6 meses atrás
Do viés Partidocrático à Democracia (Participativa)
-
OPINIÃO5 meses atrás
A Cidade Vermelha
-
DESTAQUE6 meses atrás
Investigação do Caso Ibraimo Mbaruco é prorrogada e família teme desfecho trágico
-
DESTAQUE5 meses atrás
Secretário de Estado em Nampula é acusado de tentativa de apoderar-se de viaturas apreendidas